Novo BMW M235 é quase tão rápido quanto um Mustang, mas derrapa no preço

Sedan esportivo foi atualizado com visual mais harmônico, novos equipamentos e motor 2.0 turbo aprimorado

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31.07.2025 às 11:06
Sedan esportivo foi atualizado com visual mais harmônico, novos equipamentos e motor 2.0 turbo aprimorado

Um dos três lançamentos da marca previstos para o segundo semestre no Brasil, o novo BMW Série 2 desembarca no país em duas versões, com visual repaginado, novos equipamentos e motor mais potente para sair da sombra do Série 3 e se destacar como a porta de entrada dos sedans e esportivos da fabricante alemã.

Na configuração 220 M Sport Gran Coupé (R$ 320.950), o sedan troca o motor 1.5 turbo de 140 cv de potência e 22,4 kgfm de torque pelo 2.0 turbinado de 204 cv e 30,6 kgfm (20 cv a mais que o 320i), combinado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, gerenciando a força do propulsor às rodas dianteiras.

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Na variante topo de linha M235 xDrive Gran Coupé (R$ 479.950), o mesmo conjunto mecânico entrega 317 cv e 40,8 kgfm às quatro rodas graças ao sistema de tração integral.

De acordo com a BMW, o 220 M Sport acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, enquanto o M235 xDrive atinge a mesma velocidade em apenas 4,9 segundos – para efeito de comparação, o Ford Mustang GT V8 de 497 cv cumpre a tarefa em 4,3 segundos

Divulgação/BMW

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Visualmente, o novo Série 2 mantém o estilo de sedan “acupezado”, caracterizado pelo caimento do teto na porção traseira. A dianteira com capô alongado sofreu um retoque no para-choque e na grade, que manteve o formato duplo rim, mas agora é contornada por uma faixa de LED. Os faróis foram discretamente redesenhados e trocaram a antiga assinatura das luzes diurnas em formato de C por barras longitudinais.

A traseira foi mais modificada, incorporando um desenho mais harmônico. A placa, antes posicionada no para-choque, agora fica alojada na tampa do porta-malas. As lanternas retilíneas deram lugar a um conjunto redesenhado, inspirado no SUV X2.

Guilherme Silva/Mobiauto

Guilherme Silva/Mobiauto

No M235 xDrive, o visual é incrementado por apliques em preto brilhante no spoiler frontal, no aerofólio e no difusor traseiro, que emoldura o par de ponteiras duplas de escape. As novas rodas de liga leve têm 19 polegadas de diâmetro (no 220 M Sport são de 18”).

Com essas mudanças, o BMW M235 xDrive Gran Coupé ficou 2 centímetros mais comprido (4,55 metros) e 2,5 cm mais alto (1,44 m). O largura (1,80 m) e o entre-eixos (2,67 m), no entanto, não foram alterados. O porta-malas tem 430 litros de capacidade.

Guilherme Silva/Mobiauto

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O interior também foi revisto, com novos acabamentos sobre o painel e no revestimento dos bancos. A exemplo de outros carros da BMW, duas telas de alta definição fazem as funções do quadro de instrumentos (10,25”) e da central multimídia (10,7”). O equipamento de entretenimento, aliás, teve a interface aprimorada com a troca do sistema Linux pelo Android, que deixaram a operação mais ágil e intuitiva, inclusive com comandos por voz, conexão com celulares por meio de Android Auto e Apple CarPlay e projeção do Google Maps e Waze no painel de instrumentos.

As duas versões são dotadas de teto panorâmico, head-up display, carregador de celular por indução, bancos dianteiros com ajustes elétricos, assistente de estacionamento (Park Assist), faróis adaptativos, suspensão adaptativa, entre outros equipamentos de conforto, conveniência e segurança. No M235 são adicionados os detalhes estéticos exclusivos, bancos dianteiros do tipo concha, câmera interna, freios com pinças vermelhas e volante com marcação “12 horas”. Porém, faz falta a abertura elétrica do porta-malas, indispensável em um carro de quase R$ 480 mil.

Divulgação/BMW

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Embora seja o menor sedan da BMW, o Série 2 honra o legado dos irmãos maiores ao entregar a dirigibilidade acertadíssima e o bom desempenho típicos dos carros da marca – apesar da ausência da tração traseira dos modelos mais tradicionais. Testamos o M235 xDrive no Campo de Provas da Goodyear, em Americana (SP), durante uma avaliação que consistia em aproveitar a eficiência da tração integral em condição de pista molhada. O recurso se mostrou eficaz ao manter o sedan em sua trajetória, mesmo quando provocado nas curvas do percurso cujo asfalto estava coberto por uma espessa lâmina d’água.

Guilherme Silva/Mobiauto

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Também submetemos o M235 a uma rápida prova de aceleração proposta para aproveitar o fôlego do 2.0 turbo, que permite ao sedan disparar feito um foguete e atingir os 100 km/h ainda em segunda marcha. Com o modo esportivo acionado, o câmbio realiza as trocas ainda mais rápido, com direito a “pipocos” do escapamento. Apesar de algumas fileiras de cones limitarem a velocidade em alguns trechos da pista seca, foi possível notar que o M235 também faz bonito ao aproveitar as suspensões aprimoradas para contornar as curvas com estabilidade exemplar, sempre transmitindo segurança ao condutor.

O primeiro contato com o novo BMW M235 xDrive Coupé foi bastante positivo, considerando a sua proposta esportiva, embora seja um carro funcional para o dia a dia. O empecilho fica mesmo pelo preço bastante salgado.

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