Leapmotor: empresa chinesa parceira da dona da Fiat que pode chegar ao Brasil

Movimento da fabricante indica que ela pode ser mais uma chinesa a operar por aqui

Vinicius Moreira
Por
07.05.2024 às 13:18

A Leapmotor acaba de registrar no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) o C10, um SUV que pode ser tanto elétrico como híbrido plug-in. Com uma pegada de veículos de baixo custo, a montadora já atua dessa forma na China e inicia seus planos na Europa. O registro do modelo é o primeiro passo para a montadora demonstrar, de fato, sua intenção de operar no mercado brasileiro.

Outro indicativo que ajuda a confirmar essa tese é o fato de a Leapmotor ter uma parceria com o grupo Stellantis, que já opera aqui com Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citröen. Nesse sentido, o conglomerado junto da fabricante chinesa criou uma cooperação no estilo joint venture chamada Leapmotor International para exportação dos carros chineses. Para isso, a Stellantis comprou 20% da marca chinesa.

Publicidade

Você também pode se interessar:

E advinha qual o primeiro veículo escolhido? Justamente o Leapmotor C10. A Mobiauto já mostrou também que a Stellantis pretende usar a Leapmotor para brigar com a BYD na Europa.

Como é o Leapmotor C10?

O SUV já é vendido na China em três configurações elétricas, que variam entre R$ 89.012 e R$ 188.345, além de outras quatro versões com motorização híbrida plug-in, com custo entre R$ 95.143 e R$ 116.398. Os valores consideram a conversão direta do Yuan para o Real, sem considerar impostos, taxas e demais custos.

Em dimensões, o C10 tem 4.739 mm de comprimento, 1.900 mm de largura, 1.680 mm de altura e 2.825 de entre-eixos. Com interior homologado para cinco ocupantes, o C10 oferece um porta-malas de 835 litros.

Na versão híbrida plug-in, o C10 tem um motor 1.5 de 95 cv de potência, aliado a um propulsor elétrico de 231 cv de potência e 32, 6 kgfm de torque. A montadora não divulgou a potência combinada. O motor elétrico é alimentado por uma bateira de 28,4 kWh, que segundo o padrão chinês CLTC, proporciona 210 km somente no modo elétrico e até 1.190 km de autonomia.

Com essa motorização híbrida, o C10 tem uma velocidade declarada de 170 km/h e um 0 a 100 km/h de 7,68 segundos

Já no SUV movido a energia elétrica, o motor elétrico rende 170 kw/231 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. Com isso, a velocidade máxima declarada é de 170 km/h e um 0 a 100 km/h em 7, 29 segundos.

Esse propulsor elétrico pode ser alimentado por duas opções de baterias: 52, 9 KWh de capacidade e 69,9 KWh de capacidade, que rendem 410 km e 530 km de autonomia, respectivamente, no ciclo CLTC chinês.

Crédito das imagens: CarNewsChina e divulgação Leapmotor

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

 

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade