Jeep Grand Cherokee 4xe: 2° híbrido da marca será ainda mais luxuoso e caro

SUV fará companhia ao Compass na linha híbrida plug-in, prometendo desempenho e consumo elásticos como os do irmão, porém custando ainda mais

Renan Bandeira
Por
04.04.2022 às 16:00

A Stellantis apresentou nesta segunda-feira (4) o Jeep Compass S 4xe, que será o primeiro híbrido vendido pelo grupo no Brasil - e que, inclusive, a Mobiauto já avaliou neste outro artigo. 

Este será apenas o primeiro passo da eletrificação da marca no país. Durante a apresentação do Compass 4xe, o diretor da Jeep para América Latina, Alexandre Aquino, afirmou que “ele [Compass 4xe] é o primeiro passo de um caminho sem volta”, sinalizando que haverá mais modelos eletrificados da fabricante por aqui. 

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Aquino confirmou, inclusive, qual será o segundo híbrido da Stellantis e da própria marca Jeep em nosso mercado: o novo Jeep Grand Cherokee 4xe.

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Grand Cherokee 4xe: o que sabemos sobre ele

A nova geração do Grand Cherokee foi apresentada em setembro do ano passado nos Estados Unidos e chegou à Europa em fevereiro último. Esta é a quinta geração do SUV mais luxuoso vendido pela marca por aqui.

O visual é parecido com o do nosso Jeep Commander, com faróis e lanternas mais afilados, por exemplo, e a característica grade frontal com sete divisórias verticais mais musculosa. Por dentro, o Grand Cherokee tem posicionamento da tela multimídia mais ao centro do painel, e comandos de ar-condicionado e materiais internos mais sofisticados. 

Nos Estados Unidos, o SUV tem cinco versões com sistema híbrido 4xe. Todas são empurradas por um motor 2.0 turbo a gasolina de 272 cv, auxiliado por um elétrico de 145 cv. Juntos, oferecem 380 cv e 64,9 kgfm. O conjunto é sempre gerenciado por uma caixa automática de oito marchas.

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Leia também: Avaliação: Jeep Compass 4xe anda forte e por quase 1.000 km, mas o preço...

Assim como o Compass, o Grand Cherokee 4xe tem os modos de condução “Hybrid” “Electric” e “e-Save”, e promete consumo e autonomia elásticos, fazendo 23,8 km/l e rodando uma distância de mais de 700 km com um tanque. Além disso, sua bateria de 17 kWh permite rodar até 40 km em modo totalmente elétrico.

Ainda não há informações sobre qual versão virá ao Brasil, nem se será na configuração de cinco ou sete lugares. Mas, com o Compass S 4xe custando R$ 349.990, podemos esperar que o Grand Cherokee chegue ao Brasil perto ou até acima dos R$ 500.000.

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E o Jeep Renegade 4xe?

O Renegade é um dos modelos Jeep vendidos na Europa que contam com a configuração 4xe. Embora já tenha sido aventada para o nosso mercado, essa variante não deve desembarcar aqui, justamente por causa da etiqueta elevada.

Como os modelos desse tipo são todos importados, a linha 4xe deverá estar presente apenas em modelos que já têm o tíquete médio mais alto. Dessa forma, além do Grand Cherokee, um dos veículos que podem se enquadrar nesse parâmetro é o Wrangler.

O próprio Commander poderia ser outra opção, mas depende da nacionalização do sistema híbrido plug-in da Stellantis ou da construção de uma variante 4xe em outro mercado para vir importada.

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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

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