GWM Haval H6: 5 funções pouco conhecidas do SUV híbrido

SUV tem modo de condução que pode salvar o motorista quando se deparar com uma enchente ou até fornecer energia elétrica

Por
02.11.2025 às 10:08 • Atualizado em 03.11.2025

A linha Haval ganhou recentemente o H9, um SUV a diesel para concorrer com os modelos de sete lugares. Mas a estrela da marca no Brasil é híbrida e atende por Haval H6. Vendido em versões híbrida plena e plug-in, o SUV médio tem uma extensa lista de itens de série desde a versão de entrada, One, mas algumas são pouco conhecidas.

Você também pode se interessar por:

Publicidade

Modo alagamento

Quando estiver em uma situação de enchente ou alagamento, o H6 tem um modo alagamento para ser acionado pela central multimídia. Com isso, o SUV inverte a preferência de saída do motor elétrico pelo motor a combustão. O propulsor térmico permanece ligado enquanto o motorista estiver passando pela água e deve ser desligado após isso, pois não é um modo de condução normal como o Eco, Normal ou Esporte.

Alerta de tráfego traseiro

Não é um assistente de segurança tão raro de ver nos modelos chineses. No entanto, o Haval H6 vai além e, no caso de uma colisão traseira, os freios do SUV são acionados para diminuir, o impacto e os prejuízos causados pela colisão.
E essa funcionalidade vale tanto para manobras de marcha a ré, como quando o H6 recebe uma batida na traseira, pois assim, o conhecido engavetamento caso tenha um veículo na frente pode ser evitado. Claro que tudo vai depender da força do impacto.

Função tomada

Isso mesmo, é possível utilizar o Haval H6 como uma tomada e recarregar ou usar a bateria do SUV como fonte de energia para outros eletroeletrônicos 220 volts ou bivolt. Por meio de um cabo V2L, basta conectar no bocal de recarga, o mesmo usado para recarregar a bateria e pronto, a outra ponta é basicamente uma extensão para o uso com até três tomadas.

Infelizmente, essa função só está disponível para as versões PHEV e GT, pois são essas versões que possuem a porta de recarregamento por precisarem de recarga externa da bateria. Isso não acontece nas opções HEV, já que a bateria menor é alimentada pelas frenagens e motor a combustão.

GPS Nativo

Antes mesmo de recorrer ao Waze ou Google Maps após espelhamento sem fio de Android Auto e Apple Carplay, o motorista do Haval H6 tem a sua disposição um GPS nativo. E funciona bem.

A Mobiauto pode testar o funcionamento do GPS nativo do SUV da GWM e constatar a responsividade da função. Além da projeção dos direcionamentos do head-up display no painel, o sistema abre, ao lado do caminho no mapa, uma imagem que espelha a placa da via e direciona para aonde o motorista precisa seguir.

Facilita também o fato do H6 ter reconhecimento de placas de velocidade, assim você será informado via voz que está acima da velocidade permitida. Por outro lado, não há indicações de radares de velocidade no mapa, o que é possível encontrar em apps como Waze e Google Maps.

Gravador de Dados de Acidentes

Popularmente conhecido por equipar aviões, a caixa-preta registra todo o histórico de voo das aeronaves e ajuda a solucionar o que aconteceu em caso de acidentes. Com o H6 não é diferente, o SUV registra dados sobre a condução do veículo e dos sistemas de seguranças em caso de colisão.

Porém, só há o registro e caso de uma colisão grave. Do contrário, a “caixa-preta” do H6 não registra o ocorrido. O sistema avalia o seguinte:

  • Estado do pedal do freio durante uma colisão
  • Velocidade durante colisão
  • Estado da trava do cinto de segurança
  • Registra o estado do cinto de segurança no momento da colisão
  • Estado da luz de advertência do sistema de airbag
  • Registra se a luz de advertência de falha do airbag estava acesa antes da colisão

Esses dados não podem ser divulgados, exceto com autorização do motorista, imposição judicial ou até para pesquisa. Nesse último caso, a marca garante a preservação das informações do proprietário e veículo.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp


Por

- Repórter

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade