GM cria sistema anti-buracos que seria perfeito para as ruas brasileiras

Montadora americana estuda sistema que evitaria transitar por vias de má qualidade

Por
27.07.2025 às 17:52

Se você mora no Brasil, sabe que a qualidade do asfalto por aqui não é boa. E as ruas são tão ruins de trafegar que exigem cuidado redobrado do motorista para não furar os pneus ou desalinhar o carro, e mesmo tomando todos os cuidados as vezes a dor de cabeça é inevitável. Em um país onde não é incomum que crateras maiores que carros apareçam “do nada” em marginais, um sistema que auxiliasse o condutor a evitar esses perigos seria um sonho.

E pensando nessa qualidade de asfalto, a GM tem planos de trazer a solução em breve. A GM Authority revelou que a montadora norte-americana apresentou nos Estados Unidos pedido de patente para um sistema que alertaria os motoristas sobre a má-qualidade das ruas e estradas.

Publicidade

Como o sistema funciona?

Escritório de Patentes e Marcas nos EUA

Escritório de Patentes e Marcas nos EUA

Embora o sistema ainda seja parte de um estudo e não existe nenhuma confirmação de que ele existirá em breve, a GM Authority revelou detalhes sobre o funcionamento do protótipo.

Para auxiliar o motorista a desviar de buracos, esse conjunto ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor) atuaria através de três pilares: sensores, câmeras e nuvem de armazenamento de dados:

  • Sensores: localizados nas rodas e conjuntos de suspensão detectam vibrações e rotações anormais
  • Câmeras: espalhadas pelo veículo, elas identificam falhas na pista em tempo real
  • Nuvem: através do GPS e telemetria armazena as informações sobre o local com obstruções

E através dessas informações o sistema entenderia qual a média das condições de transitabilidade da estrada. Assim, recomendado ao motorista rotas alternativas pelo próprio sistema de navegação do carro. E em casos mais críticos, como o da cratera gigante na Marginal Tiete, o sistema encaminhe essas informações automaticamente para as autoridades.

E para que o sistema funcione para outros condutores, a ideia é que ele atue em conjunto com o Super Cruise da GM, que é o sistema de direção autônoma da marca que possui estradas mapeadas dos Estados Unidos e Canadá.

Vem para o Brasil?

Como ainda é um estudo e não sabemos nem se a patente foi aprovada, esse projeto ainda é uma incerteza para o mercado. Mas caso ele evolua e chegue a equipar os modelos da GM, devemos, em algum momento, ver esse sistema por aqui, visto que ele um item de série bem-visto e procurado pelos brasileiros.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Publicidade
Outras notícias
Publicidade