GAC Hyptec HT: 12 curiosidades do SUV de luxo em que você escolhe até o cheiro

Recém-chegado ao Brasil, o SUV ficou conhecido pela abertura das portas traseiras (asa de gaivota), mas tem muito mais coisas

Por
25.10.2025 às 10:52

A GAC fez questão de fazer barulho no mercado brasileiro e chegar logo de cara com cinco modelos no catálogo. Um deles é do segmento premium e ficou conhecido pela abertura das portas traseiras de um jeito diferente, chamado comumente de “asa de gaivota”. Estamos falando do GAC Hyptec HT, que vai muito além de um abrir de portas diferente.

Você também pode se interessar por:

Publicidade

Maçaneta interna

Na primeira vez em que você entrar no Hyptec HT, as maçanetas externas são embutidas, algo mais comum para modelos chineses. No entanto, é no interior do modelo em que você vai ficar procurando a maçaneta.

Isso porque não existe alavanca, mas sim um botão no encosto de braço que abre a porta. Caso esse acionamento dê algum problema, ainda tem uma pequena maçaneta no “escondida” no porta-objetos da porta para abrir.

Radar atrás do volante

Assim como os modelos da Volvo, o SUV de luxo da GAC tem um radar atrás do volante que fiscaliza a sua atenção no volante e detecta a fadiga. Basta desviar o olhar por alguns segundos para o painel de instrumentos emitir um alerta visual e sonoro para que você volta sua atenção para onde deve.

Cheiro do carro

Por último, na central multimídia é possível escolher três tipo de fragrâncias que as saídas de ar do painel vão exalar. Além disso, você pode escolher três níveis que vão do fraco ao mais forte da intensidade dos cheiros, que são eles: grama, sombra de flor e trigo ondulado.

Testamos os três e realmente é possível sentir o cheiro das essências no interior do GAC. Quando acabar, as fragrâncias ainda podem ser reabastecidas.

Acabamento interno

Um veículo que busca atender o segmento premium precisa entregar algo condizente. Bancos de couro e materiais macios ao toque também são o mínimo. Isso o Hyptec HT já oferece, mas o que chamou a atenção é variação de materiais e cores empregados, principalmente no painel frontal e console central.

Modo camarim

É comum as montadoras já equiparem o quebra-sol com luzes, halógenas ou de LED. Mas no Hyptec isso é levado a outro nível. Há uma iluminação de LED retangular que envolve todo o espelho no quebra-sol, tanto do lado do motorista quanto do passageiro.

E se você estiver na frente no assento do passageiro, há a possibilidade de acionar eletricamente um descansa pés e transformar o assento em camarim particular.

Mesinha de escritório

Para quem viaja no assento atrás do motorista, uma mesinha, ao melhor estilo poltrona de avião, pode ser utilizada para trabalhar ou até apoiar algum alimento.

Descansa pés

Se do lado esquerdo da segunda fileira tem uma mesinha, do outro lado o passageiro tem um descansa pés para descansar e poder relaxar no generoso espaço interno do Hyptec de 2,93 metros.

Modo soneca

Quase todos os ajustes do SUV estão concentrados na central multimídia, inclusive os comandos voltados para o conforto. Há opções de quatro tipos de massagem para o motorista e passageiro, com quatro tipos de intensidade.

Mas caso o relaxamento precise ir além, o Hyptec oferece um modo soneca. Basta acionar na central multimídia, programar até um despertador e pronto: o banco deita eletronicamente e vira praticamente uma cama, além do teto solar panorâmico ser fechado e sons da natureza tomarem a cabine.

Fogueira artificial

Além do modo soneca, é possível escolher outra função: fogueira de acampamento. Ao acionar, a central multimídia mostra a ilustração de uma fogueira, enquanto o som de lenha queimado pode ser ouvido. Ainda é possível aumentar a intensidade do som, o qual aumenta também a temperatura do ar-condicionado, esquentando a cabine.

22 alto-falantes

Não, você não leu errado. O Hyptec HT tem nada menos que 22 alto-falantes espalhados pelo habitáculo do SUV.

Painel de instrumentos

Olhe para o painel de instrumentos do GAC como uma estante de residência. Agora, veja o painel digital posicionado mais longe do que o normal. Parece um enfeite posicionado estrategicamente.

Além disso, chama a atenção o formato pequeno e minimalista para combinar com o interior do veículo. Mas um aviso, caso sua visão não esteja em dia, vai ser difícil visualizar a maioria das informações que o painel exibe.

Nada de emblema da GAC

Não procure o G na frente do Hyptec, pois o SUV usa um logo da submarca Hyptec, que aqui no Brasil dá nome ao modelo. Essa linha é destinada aos veículos de luxo da marca chinesa.

O Hyptec é vendido em duas versões, a Elite por R$ 309.990 e a Ultra por R$ 359.990. A diferença de preço é explicada basicamente pela abertura de portas diferenciada. Mas foi a versão de entrada que a Mobiauto testou.

Com motor elétrico traseiro de 245 cavalos de potência e 31,5 kgfm de torque, o SUV abre espaço para o capô para um compartimento de bagagem de 55 litros, que somado aos 670 litros, oferecem nada menos que 725 litros de bagageiro.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

- Repórter

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade