Fiat Argo CVT usado é hatch automático econômico a preço de Mobi 0km
Modelo combina motor 1.3 aspirado a transmissão de variação contínua para entregar desempenho satisfatório e baixo consumo
O Fiat Argo estreou em 2017 com a missão de recolocar a marca italiana na liderança do mercado brasileiro, substituindo de uma só vez o Palio e o Punto, hatches que conquistaram um público fiel, mas que estavam defasados perante os novos concorrentes da época.
Para competir contra Chevrolet Onix, Ford Ka e New Fiesta, Hyundai HB20, Nissan March e Volkswagen Polo, o Fiat Argo chegou ao mercado em quatro versões: Drive 1.0 (75 cv), Drive 1.3 (109 cv), Precision 1.8 e HGT 1.8 (ambas de 139 cv).
A Drive 1.3 podia ser equipada com o câmbio automatizado GSR de cinco marchas (uma evolução do Dualogic), enquanto a Precision e a HGT combinavam o motor e.TorQ 1.8 a uma transmissão automática de conversor de torque de seis velocidades – mesmo conjunto mecânico que equipou o Jeep Renegade.
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Dois anos mais tarde, em 2019, era lançada a versão aventureira Trekking com motor 1.3 e câmbio manual, em resposta aos hatches com visual inspirado nos SUVs. No mesmo ano, essa configuração passou a ser oferecida com o motor 1.8 e o câmbio automático.
Porém, as versões que permitiam descansar o pé esquerdo não satisfaziam plenamente os donos do Argo. O funcionamento do câmbio automatizado da versão Drive 1.3 gerava reclamações pelos “soluços” nas trocas de marchas; na Precision e na HGT, a queixa mais recorrente era a respeito do elevado consumo de combustível do motor 1.8.
Lucas Frasson/Mobiauto
Para resolver essas questões, em 2023, a Fiat lançou as versões Drive e Trekking combinando o motor 1.3 flex aspirado de 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque e o câmbio automático CVT, que simula sete marchas. O conjunto, havia estreado anteriormente na picape Strada, tem funcionamento suave e ainda colocou o Argo entre os carros automáticos mais econômicos do Brasil.
De acordo com o Inmetro, o hatch faz até 13,9 km/l com gasolina na estrada. No uso real, o hatch supera facilmente os 15 km/l em rodovia.
Fiat Argo CVT – Principais equipamentos de série
O hatch é equipado de série com airbags frontais, freios com ABS, controles de estabilidade e tração, direção elétrica, ar-condicionado, vidros e travas com acionamento elétrico, entre outros itens. O câmbio CVT possui o modo Sport, que faz o motor funcionar em rotações mais elevadas para priorizar o desempenho.
Lucas Frasson/Mobiauto
A versão Drive podia receber o pacote opcional S-Design, que adicionava acabamento escurecido, faróis de neblina, ar digital, sensor de estacionamento e chave presencial.
A Trekking, por sua vez, tem visual incrementado com para-choques exclusivos, racks de teto, adesivos no capô e nas portas, além de teto pintado de preto, suspensão elevada, rodas de liga leve e pneus de uso misto.
Fiat Argo CVT – Pontos positivos
- Suavidade de funcionamento do câmbio CVT
- Baixo consumo de combustível
- Bom desempenho urbano
- Dirigibilidade
Fiat Argo CVT – Pontos negativos
- Desempenho na estrada
- Ausência de airbags laterais e de cortina
- Ausência de assistências de condução
- Fiat Argo CVT – Preços na tabela fipe
Linha 2023
- Argo Drive 1.3 flex CVT – R$ 80.125
- Argo Trekking 1.3 flex CVT – R$ 83.459
Linha 2024
- Argo Drive 1.3 flex CVT – R$ 82.228
- Argo Trekking 1.3 flex CVT – R$ 89.232
Linha 2025
- Argo Drive 1.3 flex CVT – R$ 90.788
- Argo Trekking 1.3 flex CVT – R$ 91.771
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