Exclusivo: Kia EV9 virá ao Brasil com porte de SW4 e força de Ram 3500

SUV grande e elétrico faz parte da nova estratégia global da marca e chegará ao Brasil em breve para brigar com BYD Tan e companhia

Renan Bandeira
Por
23.05.2023 às 17:15 • Atualizado em 12.11.2024

Foi no fim de 2021 que a Kia anunciou uma reviravolta para se dedicar aos modelos elétricos e híbridos, aproveitando para atualizar seu logotipo, símbolo da mudança de estratégia. A partir disso, recebemos no Brasil os híbridos Stonic, Sportage e Niro, sendo todos deles híbridos – os dois primeiros do tipo leve e o último, pleno.

Entre os elétricos, há a expectativa pela chegada do EV6, mas a grande novidade agora é o SUV de sete lugares EV9. A Mobiauto apurou junto a fontes da rede concessionária que o modelo está nos planos do grupo Gandini, importador oficial da marca, e chegará ao Brasil em breve. O lançamento não deve ocorrer antes de 2024.

Publicidade

Assim como temos visto nos demais veículos da marca, o modelo tem visual bem disruptivo, com alguns traços parecidos com os do Sportage. A carroceria tem formato de caixote e linhas bem robustas.

Você pode se interessar por:

Os faróis são de LED com DRL (luzes diurnas) integradas, que escapam do conjunto de iluminação e invadem o para-choque como uma espécie de complemento ao acabamento frontal. Não há grade, afinal, estamos diante de um elétrico. Tomada de ar, só no para-choque.

O interior é revestido em tom claro para bancos, painel, console central e volante. Duas telas grandes de 12,3”, sendo uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimídia, que são integradas, complementam o visual luxuoso interno. Curiosamente, o design do volante é bem parecido com o do Hyundai Creta vendido no Brasil.

Tamanho e potência

O SUV elétrico é maior que um Toyota SW4 e tem layout interno com opções de cinco, seis e sete lugares. Suas dimensões são: 5.013 mm de comprimento, 3.098 mm de entre-eixos, 1.775 mm de altura, 1.978 mm de largura. Com isso, o Kia é 21,8 cm mais comprido, tem 35,3 cm a mais de entre-eixos, é 6 cm mais baixo e 12,3 cm mais largo que o SUV da Toyota Hilux.

Por ser mais baixo, pode ser que o espaço para a cabeça dos ocupantes não seja de encher os olhos, mas as outras medidas indicam que haverá mais espaço interno para ombros e pernas do que vemos no modelo da marca japonesa. Outro ponto que chama atenção é a capacidade de reboque: 2.267 kg, número bem próximo ao de uma Mitsubishi L200 Triton Sport.

De acordo com o site da Kia nos Estados Unidos, o motor elétrico do EV9 rende até 384 cv de potência e 71,3 kgfm de torque. Como referência, a Ram 3500 tem um seis-cilindros 6.7 turbodiesel de 377 cv e 117 kgfm. O elétrico faz o 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos, e deve ter esquema de tração traseira ou integral.

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Ao que tudo indica, sua bateria deve ser de 77 kWh, para garantir uma autonomia de 482 km (ciclo WLTP). E a fabricante ainda diz que a recarga entre 20% e 80%, em corrente DC (contínua), pode ser feita em 24 minutos. A garantia do conjunto é de dez anos ou 100.000 km rodados.

Esses dados, claro, se referem a versão mais poderosa do Kia EV9, que tem opções mais mansas e mais baratas. Resta saber qual dos pacotes o grupo Gandini trará ao Brasil, mas apostamos no mais avançado. Justamente por isso, nossa aposta é que o Kia EV9 custe por volta de R$ 500 mil. 


Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade