Exclusivo: Honda terá híbridos nacionais na próxima geração de HR-V e City

Nem mesmo WR-V chegará com tal tecnologia, e a marca pode ficar para trás

Por
13.07.2025 às 18:21 • Atualizado em 14.07.2025
Nem mesmo WR-V chegará com tal tecnologia, e a marca pode ficar para trás

A Honda apresentou no Festival Interlagos deste ano três novidades: Civic 2026, HR-V 2026 e City Touring Sport 2026. E guardou o WR-V para apresentar em novembro. Com isso a marca terá um catálogo completamente renovado para tentar aumentar seu volume de vendas no Brasil.

No entanto, carros híbridos nacionais a Honda não deve ter tão logo. Mobiauto apurou com exclusividade que a marca japonesa não transformará seus modelos atuais em híbridos, embora não seja um trabalho tão complicado, devido a plataforma que comporta a tecnologia e pelo fato dela já existir do outro lado do mundo.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Novo Honda Civic tem Google embarcado e mantém preço para tentar crescer
Honda HR-V 2026: Confira o novo visual do SUV em 54 fotos exclusivas
Honda City híbrido pode dar motor ao novo WR-V para fazer até 27 km/l
Segredo: Novo Honda WR-V 2026 chegará no fim do ano contra SUV da Toyota

A questão é que os modelos vendidos atualmente no Brasil já estão na metade de suas vidas. O que comprova isso é justamente os facelift de HR-V e família City já apresentados. O pouco tempo de mercado que ainda terão antes da nova geração não justifica um investimento elevado e tão importante.

Por isso, a marca vai esperar pelo fim do ciclo desses carros para aplicar a tecnologia híbrida, e fazer valer o investimento das novas gerações deles. Isso deve acontecer em 2027.

Outra importante informação é sobre a formação desse sistema híbrido. Atualmente, a família City usa motor 1.5 aspirado flex, mesma usina aplicada nas versões de entrada do HR-V e que estará nas configurações do WR-V. O HR-V é o único que conta com o motor 1.5 turbo flex.

Em dois anos, quando os híbridos chegarem, não haverá aplicação sobre motores turbinados. Isso quer dizer que todos os híbridos fabricados pela Honda no Brasil serão aspirados e flex. É a mesma aplicação vista na Ásia, onde o City alcança facilmente os 20 km/l.

A tecnologia empregada é a e:HEV, com motor mais modesto em potência e torque, mas com a mesma lógica de funcionamento de Civic, Accord e CR-V. Ou seja, o motor elétrico é preferido para tracionar as rodas, enquanto o motor a combustão trabalha como um gerador e só atua em momentos específicos - que é quando está em seu melhor momento de atuação.

A boa notícia é que a Honda terá híbridos HEV no Brasil, uma tecnologia mais robusta e que proporciona economia de combustível maior. No entanto, a chegada em 2027 pode fazer a marca encontrar um mercado já inundado de opções do tipo, perdendo o fator novidade. .

Por

- Gerente de conteúdo

Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade