É verdade que não será necessário autoescola para tirar CNH?
Trâmite ainda está no início, mas promete gerar menos custo para o aluno
Para boa parte da população, um dos maiores desejos é comemorar o aniversário de 18 anos e no dia seguinte estar na porta de uma autoescola para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas que acaba sendo não realizado principalmente pela questão financeira. No entanto, essa história pode mudar em breve.
Na última quarta-feira (1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), autorizou o andamento do processo para dar fim a obrigatoriedade da autoescola para obtenção da CNH. No entanto, até a decisão passar por todas as instâncias e ser aplicada, deverá levar um tempo.
Você também pode se interessar por:
- Número da CNH: o que é e onde fica?
- Senado aprova isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos
- Aumento na quantidade de etanol na gasolina é aprovado na Câmara
- Transferência de carro pode ser feita online e leva 5 minutos; saiba como
O ministério dos Transportes abriu, na última quinta-feira (2), uma consulta pública para modicar as regras para obtenção da CNH. A ideia prevê que o candidato possa escolher outras formas para se preparar para os exames teórico e prático, que continuarão obrigatórios.
Renan Filho, ministro do Transportes, afirmou nas redes sociais que "hoje, os altos custos e a burocracia impedem milhões de pessoas de ter a habilitação. 20 milhões de brasileiros dirigem sem carteira, porque o modelo atual é excludente, caro e demorado demais."
Se a mudança for aprovada, o candidato poderá escolher como fará sua preparação. Podendo contratar um centro de formação de condutores ou um instrutor autônomo credenciado pelos Departamentos de Trânsito (Detrans).
O governo federal informa que a medida pode diminuir o custo de obtenção da CNH em 80%. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o custo médio para a obtenção da carteira é R$ 3.215,64, como referência, extraindo os 80%, hoje, o valor ficaria em cerca de R$ 640.
Imagem abertura: Shutterstock
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatssapp