BYD desenvolve motor à la Porsche e Subaru para carros híbridos plug-in
Marca chinesa revela detalhes de inédito propulsor boxer 2.0 turbo criado para atuar em conjunto com motores elétricos
A BYD apresentou um vídeo técnico que mostra a desmontagem, peça por peça, do seu novo motor boxer 2.0 turbo, o primeiro de quatro cilindros dispostos horizontalmente desenvolvido especificamente para um sistema híbrido plug-in (PHEV). O conjunto foi criado para a plataforma e⁴, arquitetura eletrificada avançada que equipa modelos premium da marca na China.
Segundo a fabricante, o novo motor representa um marco na indústria por combinar o layout “flat-four” com um trem de força eletrificado de alta complexidade. Em comparação aos motores tradicionais com cilindros em linha, o formato boxer reduz significativamente a altura do conjunto e melhora o equilíbrio das massas, o que resulta em menor vibração e melhor conforto acústico.
Você também pode se interessar por:
- BYD Yuan Pro ganha versão híbrida que promete 55 km/l com 1.000 km de autonomia
- Qual o valor do IPVA dos carros elétricos mais vendidos do Brasil?
- BYD Yuan Pro ganha versão menos equipada e mais barata que um Fiat Mobi
- BYD explica por que deixará de usar a multimídia com tela giratória em seus carros
Atualmente, apenas a Porsche e a Subaru ainda utilizam motores boxer, que favorecem a redução do centro de gravidade dos carros.
O propulsor estreia no Yangwang U7, onde faz parte de um módulo frontal compacto que integra ainda um gerador, dois motores de tração e componentes da suspensão ativa DiSus-Z. Projetado para operar principalmente como gerador em um sistema híbrido série, o propulsor também pode entregar torque diretamente ao eixo traseiro em situações específicas. No total, o conjunto oferece até 272 cv de potência e 38,9 kgfm de torque.
Divulgação/BYD
Para alcançar baixo ruído e eficiência, o motor utiliza lubrificação por cárter seco, circuito de óleo redesenhado e soluções específicas para o arrefecimento em um layout plano. A BYD afirma que, em marcha lenta ou com baixa carga, o nível de ruído fica apenas 1 decibel acima do de um motor elétrico, praticamente imperceptível dentro da cabine.
O design compacto (apenas 42 cm de altura) também libera espaço no cofre dianteiro e contribui para um centro de gravidade mais baixo. A plataforma e⁴ ainda permite manobras avançadas, como deslocamento lateral e curvas no próprio eixo, graças aos motores controlados individualmente.
Lançado em 2025, o Yangwang U7 híbrido plug-in tem preços iniciais de 628.000 yuans, enquanto a versão de quatro lugares chega a 708.000 yuans – respectivos R$ 478 mil e R$ 539 mil, em conversão direta.
Receba as reportagens da Whatsapp via Whatsapp