Brasileiro usa solução caseira para ter estepe no BYD Dolphin Mini

Subcompacto elétrico só vem com kit de reparo e pode dar dor de cabeça caso o estrago no pneu seja maior

Por
27.12.2025 às 15:27

A frase popular “o brasileiro precisa ser estudado” não é por acaso, principalmente quando o assunto são soluções caseiras em veículos. O BYD Dolphin Mini, elétrico mais vendido do Brasil, não poderia escapar, ainda mais na falta de um item tão comum como o estepe.

Em vez do pneu reserva, a BYD optou por oferecer um kit que ajuda o motorista com pequenos furos no pneu. O problema é quando o dano é mais grave e a troca se torna necessária.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Nas redes sociais, é comum ver vídeos de soluções. Desta vez, Gleizer Hugo Mallonne Macklaus divulgou no grupo do Facebook do BYD Dolphin Mini o seu método para ter o estepe. Na imagem, o internauta mostra um estepe do tipo temporário fixado com uma corda elástica nas costas do banco traseiro.

Nos comentários, outras soluções são reveladas “comprei o estepe e macaco original do Onix , tudo por 420,00”, diz Ludierry Picelli.

Em outra publicação do grupo, uma opção mais cara (R$ 1.899) já traz o kit com macaco, chave de rodas, estepe aro 16 e um suporte em EPS para acomodar tudo isso no porta-malas. Claro que essa última vai tirar espaço dos 230 litros de porta-malas do Dolphin Mini.

Depois da suspensão traseira, que foi resolvida na linha 2026, o estepe é uma das carências citadas pelos donos do subcompacto da BYD nas redes sociais. Acontece que posicionar um pneu reserva, ainda que do tipo temporário, no porta-malas toma espaço, e não faz parte do projeto original do veículo.

Ainda que tenha o kit de reparo, a solução cumpre a função quando se imagina o Dolphin Mini em veículo citadino, mas é claro que sempre haverá um truque ou outro para levar um pneu de emergência. Afinal, estamos no Brasil. Só é válido lembrar que esse tipo de adaptação pode tornar o habitáculo inseguro muitas vezes, em caso de colisão. o pneu ou demais itens se soltem.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

- Repórter

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade