Audi TT, eterno carro de playboy, vai se despedir com edição especial

Batizado de TT Roadster Final Edition, modelo se despedirá como conversível com apenas 50 unidades feitas

Diego Dias
Por
17.11.2023 às 11:00

Lançado mundialmente em 1998, o famoso esportivo Audi TT vai dar seu adeus definitivo em breve. Para não passar em branco, a marca das quatro argolas anunciou o novo Audi TT Roadster Final Edition que, como o nome já revela em inglês, se trata de sua edição final de despedida para os Estados Unidos.

Limitado a apenas 50 unidades, não temos dúvidas que essa configuração de despedida do roadster alemão será disputada a “tapas” na terra do tio Sam, já que podemos prever que daqui a alguns anos terá um valor agregado um tanto alto. O preço anunciado para o Audi TT Roadster Final Edition é de US$ 68.895, ou R$ 336.868 em conversão direta livre de impostos.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Como é o Audi TT Roadster Final Edition

Visualmente o novo Audi TT Roadster Final Edition traz interessantes inspirações, à exemplo da bela pintura verde com efeito pérola batizada de Goodwood Green. O bacana é que essa tonalidade verde foi oferecida há 25 anos no Audi TT de primeira geração, idem para o acabamento em couro Palomino Brown da cabine, que presta uma referência ao couro com costura de beisebol que era aplicado também pelo TT original da época.

A carroceria tem os mesmos apêndices aerodinâmicos do TTS, com as entradas de ar, saias laterais e difusor traseiro recebendo pintura em cinza platina com acabamento fosco. As rodas chamam a atenção com seu desenho raio e pelo tamanho, afinal, estamos falando de um jogo de 20 polegadas calçadas com pneus 255/30 – também igual ao do TTS.

Outro ponto de destaque é a capota elétrica na cor cinza, que contrasta muito bem com a carroceria verde. Embora dê um toque especial para o Audi TT Roadster Final Edition, ela não inédita, pois esteve presente em 2019 em outra série especial: o TT Roadster 20th Anniversary Edition. Vale dizer que a capota pode ser aberta ou fechada em apenas 10 segundos, isso desde que o carro esteja rodando a no máximo 50 km/h.

Debaixo do capô tudo segue igual, com o motor 2.0 turbo a gasolina da família EA888 entregando seus 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. A transmissão é a famosa dupla embreagem automatizada S tronic de sete marchas, que garante aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos. O Audi TT Roadster Final Edition pega emprestado a suspensão magnética do TTS, que acaba melhorando a dinâmica do carro e reduzindo sua altura em 10 mm.

O Audi TT se despedirá em todo mundo em 2023 e já teve edições de despedida no Reuno Unido e Japão, bem como essa apresentada agora nos Estados Unidos. No Brasil, o modelo saiu de linha no ano passado, quando era oferecido ainda na variante topo de linha esportiva TT-RS. É o adeus definitivo do eterno carro de playboy, que fez fama na década de 1990 no Brasil por ser queridinho também por famosos e jogadores de futebol.

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade