Uber Moto é lançado em São Paulo e Prefeitura tenta barrar serviço
Em meio a disputa judicial entre a Prefeitura e a 99 Táxi, Uber lança a modalidade de transporte por motocicletas
Após a Justiça de São Paulo negar o pedido da Prefeitura de São Paulo de multar em R$ 1 milhão por dia a 99 por danos morais e violação do decreto municipal, que está em vigor desde 2023, e que proíbe os serviços de mototáxi na cidade, a Uber lançou a opção de transporte por motocicletas na capital paulista na última quarta-feira (22).
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O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, já se manifestou e mantém sua oposição ao serviço mototáxi em razão do perigo da atividade e alerta que vai prestar queixa-crime na Polícia Civíl contra a insubordinação da 99 e da Uber a legislação municipal.
“Estou um pouco indignado de ver uma empresa desse porte só visando o lucro, nessa ganância pelo lucro, desconsiderando o risco à vida das pessoas”, explicitou Nunes, que concluiu dizendo: “os dados são assustadores com relação ao número de acidentes e óbitos. A gente tem agora 100 pacientes que estão internados por causa de acidentes de moto, só os ocorridos em 2025”
Em contrapartida, a Uber emitiu uma nota explicando que o Uber Moto é um serviço privado, ou seja, não se confunde com o mototáxi, que é um serviço público, por isso se diz regulamentada pela Lei Federal 13.640/2018 e é prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012) e pelo Tribunal de Justiça de São Paulo que já confirmou o entendimento da regularidade do serviço.
Em nota, a head da Uber Moto no Brasil, Laura Lequain, falou sobre a necessidade do produto em São Paulo, reforçando seu sucesso em outras regiões do Brasil como Norte e Sul e como ele é uma solução acessível para população em meio a falta de transporte público.
“Um dos seus principais usos é justamente no papel complementar ao serviço público: muitas viagens são a chamada última milha, do ponto de ônibus ou estação de metrô até a casa ou vice-versa”, esclareceu a executiva.
A ideia é que o produto, inicialmente, funcione apenas fora do centro expandido, para que assim seja realizada uma análise cautelosa da demanda e dos critérios de utilização. A modalidade funcionará com algumas regras padrão, como a obrigatoriedade do uso de capacete em todas as corridas que será fiscalizada pela nova funcionalidade de segurança da plataforma onde deverá ser feita uma selfie de capacete antes de todas as viagens.
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