Toyota prepara nova investida contra BYD e GWM com SUV misterioso
Novo modelo deve ser maior que Corolla Cross, e pode usar mesma plataforma
O Toyota Yaris Cross não é a única novidade no mercado de SUVs que a marca japonesa prepara para o Brasil. O produto é conhecido no mercado devido sua aparição em outros mercados, e também por carregar uma assinatura bem conhecida dos brasileiros. Mas a montadora prepara mais uma novidade, com base de Corolla, e que é um pouco misteriosa.
Atualmente, a Toyota vende no Brasil dois produtos fabricados sobre a plataforma TNGA. São eles Corolla Cross e Corolla Sedan, e eles vão ganhar um novo irmão para dividir o showroom das lojas. Aproveitando o sucesso da família Corolla, que domina as categorias de sedan médio e SUV compacto médio, a fabricante prepara um SUV cupê para o mercado brasileiro.
Você também pode se interessar por:
- Toyota pode salvar lançamento do Yaris Cross com medida drástica; entenda
- Produção e Toyota Yaris Cross em 2026? Fábrica destruída afetará outros modelos
- Novo Toyota Yaris Cross usará versões de Corolla Cross contra SUVs compactos
- Toyota Yaris Cross vai custar entre R$ 130 mil e R$ 190 mil e já tem reserva
A informação foi dada em primeira mão pelo colega Marlos Ney Vidal do site Autos Segredos. O projeto que tratado dentro da engenharia como 913D tem previsão de chegada para meados de 2028, e deve ser equipado com motorização que já queríamos na família Corolla.
A Toyota tem feito eventos no Brasil com aparição do novo Prius híbrido plug-in, mas com o diferencial de ser um protótipo que pode também ser abastecido com etanol. Essa configuração de motor híbrido plug-in flex é a que veremos tanto na picape rival da Toro, quanto no novo SUV cupê.
Lucas Frasson/Mobiauto
Estamos falando de um sistema que, abastecido com gasolina, tem o 2.0 aspirado rendendo 152 cv de potência e 21,2 kgfm de torque. Enquanto isso o motor elétrico rende 160 cv de potência. Como já se conhece da própria Toyota, não informação de torque combinado, mas a potência é de 223 cv e que pode aumentar rodando com etanol.
O câmbio é do mesmo tipo que vemos nos Corolla e Corolla Cross híbridos, do tipo transeixo híbrido com aplicação do tipo CVT. Isso quer dizer que o produto também terá seu foco em consumo, e podemos esperar por médias até melhores que da família Corolla.
Afinal, em vez de uma bateria de baixa capacidade, com 1,3 kWh, o sistema do Prius conta com uma bateria de 13,6 kWh. Sozinha, garante uma autonomia de 86 km em modo só elétrico, seguindo o padrão de medidas WLTP, e que deve ser menor aqui. No entanto, garantirá mais atuações durante o uso do produto, e que pode encerrar uma pedra no sapato do motor 1.8.
Projeção/Mobiauto
Mais tempo de atuação durante a condução, fará o motor elétrico tornar o carro ainda mais econômico do que vemos no sistema 1.8 flex hibrido hoje. No entanto, tornará o desempenho do veículo melhor que da família Corolla atualmente.
O SUV misterioso ainda não tem nome definido, mas com a plataforma TNGA já podemos prever um pouco de como serão suas medidas. Quando se fala de entre-eixos, podemos esperar pelos mesmos 2,70 metros do Corolla, fazendo o veículo ser um pouco maior que o Corolla Cross nesse quesito. Já em comprimento, por causa da queda cupê, deve ser mais espichado, chegando perto dos 4,55 m. Dessa forma, podemos esperar por um porta-malas generoso e bom espaço interno.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp