Rodízio de veículos em São Paulo: veja como ficam os horários

Restrição volta a operar nos horários de pico, como antes da pandemia. Descumprimento das medidas acarreta multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH

Renan Bandeira
Por
30.07.2021 às 10:37

Para aumentar o isolamento social na pandemia, a Prefeitura de São Paulo alterou várias vezes os horários do tradicional rodízio de veículos na maior cidade do país durante o último ano e meio. Tantas que os motoristas começaram a ficar confusos em relação às normas. 

Recentemente, a estratégia foi liberar o uso de praticamente todos os veículos durante o dia e restringi-los apenas nos horários noturnos e da madrugada. O objetivo da mudança era liberar um maior volume de veículos nas ruas nos horários de maior movimento e, assim, desafogar os transportes públicos.

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Tudo vai mudar a partir da próxima segunda (2). Com a flexibilização das regras de distanciamento e anúncio do fim do toque de recolher por causa do avanço da vacinação contra a covid-19, o rodízio de carros deixará de ser noturno e voltará nos horários de pico.

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe 

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo, na próxima semana já estará valendo a restrição das 7h às 10h, na parte da manhã, e das 17h às 20h, no fim da tarde. Com isso, não poderão rodar os carros com:

Finais de placas 1 e 2, nas segundas-feiras;

Finais de placas 3 e 4, na terças-feiras; 

Finais de placas 5 e 6, nas quartas-feiras;

Finais de placas 7 e 8, nas quintas-feiras;

Finais de placas 9 e 0, nas sextas-feiras.

A proibição vale de segunda a sexta-feira e o condutor é multado em R$ 130,16 e leva quatro pontos na CNH caso seja flagrado infringindo as limitações. Portanto, é importante se programar.

Leia também: Forma como postos vendem combustível no Brasil deve mudar

A CET disponibiliza um mapa com a área em que o rodízio é válido na cidade de São Paulo, como mostra a imagem abaixo. Para ver as regiões incluídas no programa de restrição com mais detalhes, clique aqui.

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Vale lembrar que o programa é válido para automóveis e caminhões, e busca diminuir os congestionamentos no município, segundo a companhia de tráfego.

Imagem de abertura: rafastockbr / Shutterstock  

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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

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