O que é alinhamento de rodas?
Tudo o que você precisa saber sobre alinhamento de rodas
Você sabe o que é alinhamento de rodas e quando ele deve ser feito? Você sabe qual é a diferença dele para o balanceamento? É isso que nós da redação Mobiauto te explicamos neste artigo.
O balanceamento e o alinhamento, embora complementares, são coisas diferentes e um não necessariamente precisam ser feitos juntos, entenda:
Balanceamento: é responsável por manter equilibrado o peso entre as rodas, fazendo com que elas girem corretamente com fluidez, sem tremer ou sacudir.
Alinhamento: Também conhecido como paralelismo do eixo, o alinhamento de rodas é o ajuste do ângulo das rodas. Cuidar da direção que as rodas estão apontadas é essencial para o que o carro ande reto e impeça que os pneus fiquem tortos e puxem mais para esquerda ou direita.
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Embora sejam procedimentos diferentes, normalmente eles são feitos juntos para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. Mas, se for preciso escolher, o balanceamento geralmente vem depois do alinhamento, principalmente se o veículo passou por troca ou reparo dos pneus.
Quando fazer o alinhamento de rodas?
Manter o carro alinhado é essencial para segurança ao condutor, melhora eficiência de combustível e previne o deslocamento involuntário do automóvel, puxadas excessivas para esquerda ou direita e o desgaste irregular dos pneus.
As fabricantes aconselham a inspeção a cada 10 mil quilômetros rodados, mas caso você tenha passado por algum buraco recentemente e sinta que o seu carro está apresentado um comportamento estranho, é aconselhável levar o veículo no mecânico.
Outra observação importante é: toda vez que o automóvel sofrer algum reparo na parte das rodas (troca de pneu, rodízio de pneus, balanceamento etc.) é importante se certificar de que o carro está alinhado, um conserto mal feito pode agravar o seu prejuízo. É importante ressaltar que quem deve fazer a inspeção e procedimento de alinhamento é um mecânico ou profissional de confiança.
Vale ressaltar que alguns comportamentos na condução podem fazer o automóvel precisar de um alinhamento precoce. Se você passou por buracos ou lombadas em alta velocidade, encostou com força no meio fio recentemente ou freou muito brusco recentemente, talvez seja interessante fazer uma inspeção no mecânico.
Como é feito o alinhamento de rodas?
O processo de paralelismo do eixo consiste em ajustes nos pneus, conjunto de rodas e suspensão do carro. O processo garante que rodas apontem para direção correta com o ângulo ideal para não desgastar o automóvel.
Durante o processo de alinhamento são investigados três aspectos:
Convergência e divergência
Inspeciona a direção que as rodas estão apontando, que pode ser para dentro (convergência) ou para fora (divergência). ajuste é realizado para diminuir os desgastes dos pneus, principalmente quando estão sob frenagem.
Para descobrir, é medida a distância entre as partes dianteira e traseira dos pneus:
- Convergência excessiva: Pode ser identificada pelo desgaste maior nas bordas externas dos pneus
- Divergência excessiva: Pode ser identificada pelo desgaste maior nas bordas internas nos pneus. Se esse for o caso, a estabilidade do carro pode estar comprometida e consumo de combustível mais alto
Cambagem
Mede o ângulo de inclinação das rodas para dentro ou para fora do carro. Tem dois possíveis diagnósticos:
Cambagem positiva: quando a parte superior das bordas dos pneus está inclinada par fora.
Cambagem negativa: quando a parte superior das bordas do pneu está inclinada para dentro.
Caster
Indica qual é a inclinação da roda, se está mais para frente ou para trás. Problemas nessa engrenagem pode deixar a direção mais dura, dificultar o manuseamento do volante e atrapalhar a condução do veículo.
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