Novo Volkswagen Taos chegará ao Brasil ainda este ano para ser um Tera maior
SUV médio já aguarda há um bom tempo uma atualização, que já chegou em outros mercados
O Volkswagen Taos recebeu uma profunda reestilização em 2024, porém a atualização só chegou a Europa e América do Norte. E ao que tudo indica o tempo de espera pelo novo visual do SUV médio no Brasil está próximo de terminar.
Fontes próximas a Volkswagen revelaram à Mobiauto que o primeiro semestre será reservado para chegada de VW Tera e Nivus GTS, enquanto para segunda metade de 2025 o VW Taos será uma das grandes estrelas. Além do SUV, no mesmo período, chegarão Jetta GLI renovado e icônico Volkswagen Golf GTI.
Você também pode se interessar:
- Novo VW Taos é lançado por R$ 137 mil e será inspiração para o Tera
- VW Taos usado é bem equipado e tem espaço de sobra a partir de R$ 127 mil
- Volkswagen Taos: por que atualização do SUV será adiada?
- Flagra: Novo VW Taos já roda pelo Brasil e esconde novidade sob o capô
Falamos em chegada pois o VW Taos não é fabricado no Brasil. Atualmente, o Taos vendido por aqui é produzido em General Pacheco, na Argentina. O polo industrial até passou por uma crise, o que postergou o andamento do projeto.
Mesmo assim, os problemas não afetaram a intenção da marca alemã em trazer a atualização do rival de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross ao país. Existe a possibilidade da importação do Taos mudar da Argentina para o México, de onde o Brasil recebe o VW Tiguan Allspace e o Jetta GLi.
A Mobiauto já havia mostrado que o novo Taos adiantava boa parte da linguagem visual encontrada no VW Tera. Para-choque mais proeminente, com faróis mais afilados e grade, que abriga o logotipo, mais fina. Os vincos na lataria frontal dão o aspecto de um SUV mais “musculoso”. A central multimídia flutuante em vez de integrada ao painel é outra novidade do Tera antecipada pelo Taos.
Outro sinal que precede a chegada de uma renovação são os seguidos descontos no preço do modelo. Pois é o que tem acontecido com o VW Taos, oferecido nas versões Comfortline e Highline, ambas equipadas com motor 1.4 TSI, que rende 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque.
Presente em solo brasileiro desde 2021, o Taos recebeu sua primeira reestilização com mudanças consideráveis, tanto no visual como na lista de equipamentos. O que não muda é a plataforma MQB, a qual permanece como base para o SUV.
Em dimensões, o novo Taos tem 4,47 metros de comprimento, 1,84 de largura, 1,63 de altura e 2,69 m de entre-eixos. São 1 cm a mais de tamanho e entre-eixos, respectivamente, comparado com a atual versão. Nada que impacte consideravelmente, ainda mais no espaço interno que já oferta boas medidas para os ocupantes.
Outra mudança importante no conjunto mecânico é a adoção da tração 4motion para algumas versões, já presente na VW Amarok. O nosso Taos não possui tração integral, mas sim a 4x2 com propulsão dianteira.
Sai o 1.4 TSI e entra o 1.5 TSI, também de quatro cilindros, mas com melhorias no mapa de funcionamento. Este tem calibrações para entregar 150 cv e 174 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, trabalhando junto de um câmbio automático de oito marchas.
Quando o assunto é segurança, assim como o Tera, T-Cross e Nivus, o novo Taos chegará com seis airbags de série, independente da versão. Mais itens do pacote ADAS e assistentes de direção também deverão estar presentes no SUV, ainda mais como opcionais.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp