Novo Fiat Fastback: já sabemos qual o tamanho da próxima geração do SUV
Nova geração do SUV-cupê será baseada no Grande Panda, mas terá estilo próprio
A Fiat contará com grandes mudanças num futuro próximo, algo que atingirá tanto a Europa quanto o Brasil – o maior mercado da marca no mundo. Com 100 mil unidades vendidas em terras tupiniquins, o Fiat Fastback ganhará uma nova geração daqui a alguns anos e já sabemos qual será o seu tamanho limite.
Tal informação foi revelada por Olivier François, CEO da Fiat, que revelou em entrevista à revista britânica Autocar que todos os carros da marca não terão mais do que 4,50 metros de comprimento. A justificativa do mandachuva da marca italiana é para evitar uma sobreposição dentro do grupo Stellantis, principalmente a francesa Citroën, já que ambas concorrem com carros de proposta semelhante, ainda mais na linha de entrada com o Citroën C3 e Fiat Grande Panda, por exemplo.
Você também pode se interessar por:
- Novo Fiat Fastback 2026 é flagrado e terá item pedido desde o lançamento
- Fiat Fastback Impetus Hybrid: testamos o consumo do SUV na cidade e estrada
- Fiat Pulse e Fastback 2025 agora são os primeiros híbridos "populares"; veja preços
- Fiat Pulse e Fastback híbridos: por que item polêmico não pode ser desligado
"Quando entrarmos no segmento C, teremos uma atitude totalmente diferente que se encaixa bem: nem melhor, nem pior, mas nosso sorriso italiano e com nossas cores", explicou o executivo. "Precisamos que as coisas se complementem e precisamos completar o quebra-cabeça e ocupar todos os espaços", finaliza.
Com esse tamanho limite de 4,5 metros de comprimento para qualquer carro da Fiat, podemos cravar que o novo Fiat Fastback deverá contar com esse porte. Para efeito de comparação, o atual Fastback mede 4,42 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,54 m de altura e distância entre-eixos de apenas 2,53 m – que revela a origem da plataforma MLA, que por sua vez tem ligações com a base MP1 utilizada pelo Argo.
Na prática, o atual Fastback tem origem de carro compacto, por isso esperamos que o modelo cresça na próxima geração, que provavelmente contará com linhas mais quadradas inspiradas no conceito homônimo revelado ano passado na Europa – e que tem semelhanças com o novo Fiat Grande Panda. Junto dele foi apresentado um protótipo de SUV baseado no novo Grande Panda e que deverá ser o próximo Fiat Pulse.
Importante dizer que o novo Fastback deverá trazer o visual quadradão do Grande Panda, mas obviamente com seu estilo próprio de carroceria de SUV-cupê – que chamará ainda mais atenção por ser uma solução de design até então não vista em produção em série. A matéria da Autocar adianta ainda que, embora os novos SUVs sejam parte de uma família Panda, eles não serão apenas versões diferentes do Grande Panda e nem utilizaram o clássico nome europeu como batismo.
O que se sabe é que a segunda geração do Fiat Fastback será feita com base na plataforma Smart Car, chamada anteriormente de CMP e que hoje é utilizada pelos Peugeot 208 e 2008 no Brasil, bem como nos Citroën C3, C3 Aircross e Basalt – estes três últimos em uma derivação simplificada. Com base nos “primos” franceses de plataforma, temos indícios de qual será o tamanho do entre-eixos do novo Fastback: poderá partir de 2,64 m do Basalt ou mesmo chegar aos 2,67 m do C3 Aircross.
Na prática, a Fiat vai contar daqui em diante com carros globais e a filial brasileira ditou muito bem o ritmo para a matriz italiana, pois produtos desenvolvidos no Brasil, como a picape Strada e os SUVs Pulse e Fastback, se tornarão modelos com passaporte carimbado para a União Europeia e, assim, ganharão vida por lá – sendo ainda aproveitados no Brasil. Agora é aguardar os próximos capítulos.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp