Novo Corolla Cross XRX 2025: o que você deve saber antes de comprar

SUV rival do Jeep Compass foi renovado e ganhou importantes itens, mas vale a pena?

Renan Bandeira
Por
22.05.2024 às 00:01 • Atualizado em 29.05.2024

A Toyota ouviu a clientela e mudou itens do Corolla Cross que geravam boas reclamações. O SUV compacto-médio, que é rival de Jeep Compass, GWM Haval H6, Volkswagen Taos e Honda ZR-V, manteve os preços da linha 2024, o que é bastante importante para sua estratégia de mercado e o mesmo número de versões.

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O Toyota Corolla Cross é um carro bastante importante para o nosso mercado. Junto do Corolla Sedan ajudou a difundir a eletrificação entre os carros mais populares, tendo desde o lançamento versões híbridas do tipo convencional e alimentada por etanol e gasolina.

O modelo mudou o que tinha que mudar. Tapa sutil no visual, com poucas alterações na traseira e novos itens de conforto que vão fazer a diferença para quem já tem o SUV e quer trocar por um mais novo, já na linha 2025. Mas o que você precisa saber antes de comprar um? É isso que vamos contar agora. 

Toyota Corolla Cross XRX 2.0 2024 – Características 

1)      Motor: 2.0 aspirado flex com 167/175 cv e 20,8 kgfm de torque. 

2)      Câmbio: automático do tipo CVT com 10 marchas simuladas. 

3)      Dimensões: 4.460 mm de comprimento; 2.640 mm de entre-eixos; 1.825 mm de largura; 1.620 mm de altura; 440 litros de porta-malas; 47 litros de tanque de combustível; 1.420 kg de peso em ordem de marcha. 

4)      Revisões até 60.000 km: R$ 5.669 

Toyota Corolla Cross XRX 2.0 2024 - Pontos positivos 

1)      Visual: o tapa no visual era necessário para o Corolla Cross. Não por causa do anterior não agradar, mas para realmente mostrar que o SUV foi renovado contra a ofensiva chinesa. O Corolla Cross ficou mais jovial, com linhas que remetem a carros elétricos e isso, claro, indica que temos ali algo mais tecnológico. A marca acertou precisamente nessa parte

3)      Dirigibilidade: é um SUV com pouca rolagem de carroceria e se parece muito com o irmão Corolla Sedan. Claro que o sedan é mais aerodinâmico e também mais estável para rodar, mas o Corolla Cross tem uma boa resposta da direção e uma suspensão bem calibrada – que até poderia ser mais confortável.

4) Painel de instrumentos: as versões de entrada ainda contarão com painel de instrumentos de 7 polegadas. Mas a grande novidade é a tela de 12 polegadas para as configurações mais caras. Deixou o veículo bem mais tecnológico nesse sentido.

5) Porta-malas: são 440 litros de capacidade. É menor que de Taos e Tiggo 7, mas é maior que de ZR-V e Compass. Garante espaço suficiente para viajar em família (considerando quatro adultos)

6) ACC evoluiu: o controle de cruzeiro adaptativo evoluiu e agora trabalha em todas as velocidades, e não tem mais limitações como antes. Para dirigir na estrada era uma mão na roda, agora dá para usar no trânsito também.

7) Consumo: comparado aos hatches e outros carros de entrada, é claro que o consumo do Corolla Cross será inferior. No entanto, no segmento ao qual faz parte, os números do SUV são bastante satisfatórios. O Hybrid bebe bem menos, é verdade, mas ainda que tenha ficado mais beberrão neste ano, o modelo segue com um dos melhores números da categoria. 

Toyota Corolla Cross XRX 2.0 2024 - Pontos negativos 

1) Desempenho: o câmbio CVT segura um pouco o SUV, que não consegue entregar o mesmo desempenho de um Jeep Compass. Seu 0 a 100 km/h acontece na faixa dos 10 segundos. Com 175 cavalos de potência e 20,8 kgfm de torque, o desempenho é apenas satisfatório e poderia ser melhor. 

2) Acabamento: o couro sintético dos bancos é de boa qualidade, mas o painel frontal não é todo revestido em material macio ao toque. Comparado ao Jeep Compass, também deixa um pouco a desejar nesse quesito.  

Toyota Corolla Cross XRX 2.0 2024 – Ficha técnica 

Motor: 2.0, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16V, aspirado, flex, injeção variável entre direta e indireta de combustível, duplo comando variável de válvulas 
Taxa de compressão: 13:1 
Potência: 167/175 cv (G/E) a 6.600 rpm 
Torque: 20,8 kgfm (G/E) a 4.400 rpm 
Peso/potência: 8 kg/cv 
Peso/torque: 68,3 kg/kgfm 
Câmbio: automático CVT (continuamente variável) com Direct Shift (engrenagem de arrancada), 10 marchas simuladas 
Tração: dianteira 

Consumo Inmetro: 8,2 km/l (E) e 11,6 km/l (G) na cidade; 9,3 km/l (E) e 13,3 km/l (G) na estrada. 

Dimensões: comprimento, 4.460 mm; entre-eixos, 2.640 mm; largura, 1.825 mm; altura, 1.620 mm; peso em ordem de marcha, 1.420 kg; porta-malas, 440 litros; tanque de combustível, 47 litros. 

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; tração dianteira; suspensão dianteira McPherson e traseira por eixo de torção; freios dianteiros a discos ventilados e traseiros a discos sólidos; 11,2 m de diâmetro de giro; Cx não divulgado; 161 mm de vão livre do solo; 21° de ângulo de ataque, 10° central e 36° de saída; 450 kg de carga útil; pneus 225/50 R18. 

Toyota Corolla Cross XRX 2.0 2024 – Itens de série 

  • Sete airbags 
  • Alarme 
  • Controle de estabilidade e tração com assistente de subida em rampas 
  • Chave presencial com destravamento automático das portas 
  • Partida do motor por botão 
  • Controle de cruzeiro adaptativo 
  • Assistente de permanência em faixa 
  • Assistente pré-colisão frontal com frenagem autônoma emergencial 
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro 
  • Alerta de ponto cego 
  • Alerta de não uso do cinto nos bancos dianteiros e traseiro 
  • Cintos dianteiros com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força 
  • Alerta de oscilação da carroceria 
  • Faróis de LED com projetor, base azulada, luzes diurnas integradas, acendimento e farol alto automáticos 
  • Faróis de neblina de LED 
  • Lanternas traseiras com de LED 
  • Grade com parte superior em cinza escuro e moldura prata 
  • Janelas laterais com acabamento cromado 
  • Antena tubarão 
  • Rodas de liga leve aro 18 
  • Spoiler traseiro 
  • Direção elétrica progressiva 
  • Volante multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e profundidade mais borboletas para troca sequencial de marchas 
  • Limpador de para-brisa com acionamento automático 
  • Acabamento interno com faixas de painel, portas e bancos na cor bege 
  • Bancos revestidos em couro nas faixas externas e couro sintético nas internas 
  • Banco do motorista com regulagem elétrica de altura e do passageiro dianteiro com ajuste manual 
  • Banco traseiro bipartido em 60:40 com duas angulações de encosto lombar, descansa-braço e porta-copos na posição central 
  • Vidros elétricos com um-toque e antiesmagamento 
  • Quadro de instrumentos com computador de bordo digital de 12,3 polegadas 
  • Ar-condicionado automático digital de duas zonas com saída traseira 
  • Retrovisores externos elétricos com rebatimento automático, luzes de seta integradas e função tilt down no direito 
  • Retrovisor interno antiofuscante 
  • Central multimídia de 9 polegadas com Android Auto e AppleCarPlay sem fio 
  • Tomada USB no painel 
  • Duas tomadas USB para a fileira traseira 
  • Iluminação interna ambiente 
  • Quatro alto-falantes e dois tweeters 
  • Câmera de ré com gráficos dinâmicos de distância 
  • Sensores traseiros e dianteiros de estacionamento 
  • Porta-revista atrás do banco do passageiro dianteiro 
  • Teto solar
  • Freio de estacionamento eletrônico 
  • Função autohold 
  • Abertura eletrônica do porta-malas 

O que você deve saber antes de comprar um 

Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.

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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

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