Nissan terá elétrico rival do Dolphin Mini com base no Twingo

Marca japonesa confirmou que vai ter um elétrico compacto de baixo custo para chamar de seu

Vinicius Moreira
Por
31.03.2025 às 13:35 • Atualizado em 25.04.2025

O grupo Renault anunciou a compra de 51% da Nissan Índia, ficando assim, com o comando total da marca japonesa no país asiático. Não só isso, na parceria Renault-Nissan-Mitsubishi, a montadora francesa anunciou que a Nissan também terá um compacto elétrico baseado no Renault Twingo.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

As conversas foram iniciadas no ano passado, mas agora, a Nissan confirmou que terá um elétrico do segmento A, categoria no caso que também está o BYD Dolphin Mini.

Você também pode se interessar:

“O Renault Group, por meio da Ampere, o primeiro pure player europeu de EV inteligente, desenvolveria e produziria um derivado do Twingo, um veículo do segmento A, para a Nissan a partir de 2026, confirmando seu know-how e roteiro para reduzir custos e tempo de desenvolvimento. Este modelo será projetado pela Nissan” – diz o comunicado, traduzido do inglês.

A Nissan não forneceu maiores informações sobre o custo do projeto ou detalhes de como será o carro. No entanto, como o carro foi prometido para 2026, chegará praticamente junto com o Twingo, prometido para o mesmo ano.

Para manter a alma de carro popular, o Twingo será vendido apenas como elétrico, principalmente na Europa. A projeção é de que o compacto chegue abaixo dos 20 mil euros, algo em torno de R$ 124.522 na conversão direta.

Como o futuro elétrico da Nissan terá como base o Twingo, podemos esperar um trem de força semelhante com 95 cavalos de potência, 20 cv a mais que os 75 do Dolphin Mini. A autonomia prometida para o elétrico francês é de 400 km, 60 km a mais que os 340 de autonomia do compacto chinês, ambos no ciclo WLTP.

Mas e o Brasil nessa história? Como a Renault já testa o novo Renault Kwid E-Tech no Brasil, o acordo com a marca francesa pode baratear o custo de produção do compacto elétrico da Nissan e expandir os planos do Twingo japonês para outros mercados.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade