Nissan Gravite é minivan de 7 lugares com base de Kwid e mais barata que o hatch
Minivan de sete lugares é lançada com edição limitada e detalhes exclusivos
Atualmente com poucas opções de novas minivans, o mercado brasileiro segue órfão, desde 2014, da Nissan Livina, modelo da marca japonesa visto como uma das pedras no sapato da Chevrolet Spin, que hoje segue como líder isolada na categoria. Porém, do outro lado do mundo, a Nissan lançou oficialmente a Gravite, que, para nós, poderia facilmente servir como uma substituta da Livina.
A começar por um de seus pontos mais interessantes, que é o fato de ela ser feita sobre a mesma plataforma do conhecido Renault Kwid, a CMF-A. Além disso, leva debaixo do capô o mesmo motor 1.0 aspirado de 72 cv de potência e 9,8 kgfm de torque.
[componente-buscar-veiculos]
Você também pode se interessar por:
- Nissan Gravite é perua de 7 lugares menor que Polo e com alma de Kwid
- Nova Nissan Gravite é minivan com base de Kwid para ser o que Livina não conseguiu
- Nissan Gravite é perua de 7 lugares menor que Polo e com alma de Kwid
- Nissan Kait 2026: conheça o consumo do SUV em sua versão mais barata
Seu preço é de 565 mil rúpias, cerca de R$ 32 mil. Claro que a comparação a seguir não é justa, até porque o valor estimado em reais é calculado sem a adição de impostos. Ainda assim, trazendo o Kwid de volta à comparação, o hatch custa mais do que o dobro do valor da minivan quando convertido para a nossa moeda. Vale lembrar que, colocando na balança apenas os valores em rúpias indianas, o Kwid é claramente mais barato, custando 429.900 mil rúpias, cerca de R$ 24 mil reais.
Em termos de dimensões, o fato de usar a mesma plataforma do Kwid não quer dizer que seu tamanho seja semelhante. Muito pelo contrário. A Nissan Gravite mede 3,98 m de comprimento, 1,76 metro de largura, 1,57 metro de altura e tem 2,50 metros de distância entre-eixos. Importante destacar que, com esses números, a capacidade dentro da cabine é para sete ocupantes.
Divulgação/Nissan
Seu visual, mesmo ocupando a categoria de minivans, é moderno e compacto, usando a Renault Triber como base. A dianteira traz grade com desenhos hexagonais exclusivos da Nissan, detalhes de contorno cromados, assinatura em LED com duas barras e o nome Gravite estampado de forma chamativa no capô.
A traseira também lembra a Triber, muito por conta das lanternas de LED, mas se diferencia ao trazer uma barra cromada central com o logotipo da Nissan e o nome Gravite, também em destaque, na tampa do porta-malas.
Divulgação/Nissan
A versão de lançamento da minivan está limitada a exatas 1.001 unidades. Os detalhes visuais ajudam a justificar a limitação, já que essa configuração traz apliques em prata e laranja no para-choque e adesivos com apelo off-road nas laterais.
Por dentro, mais heranças da Renault, com foco em funcionalidade e acabamento escuro. Há painel de instrumentos de 7 polegadas e central multimídia de 8 polegadas, além de sistema de som JBL, iluminação ambiente, purificador de ar, almofadas de apoio para o pescoço, faróis de LED e barras de teto, que compõem a versão mais cara.
Considerando que o lançamento é exclusivo para a Índia, não há qualquer informação sobre uma possível chegada por aqui. Ainda assim, diante da escassez no segmento, a Nissan Gravite poderia, sim, pintar no futuro como uma rival direta da Chevrolet Spin no mercado brasileiro.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp