Hyundai registra volante bizarro que já incorpora quadro de instrumentos

Ideia de ter um cluster digital no próprio volante parece tecnológica e futurista, mas traz empecilhos que podem até piorar a segurança

Camila Torres
Por
04.10.2021 às 13:51

Quantas vezes o aro do volante atrapalhou a visualização das informações do quadro de instrumentos do seu carro? A Hyundai não quer mais que seus futuros clientes passem por esse incômodo de ficar esticando ou encolhendo o pescoço para ver o nível de combustível ou velocímetro. 

Por isso, entrou com um pedido de patente na Alemanha para criar um volante que já incorpora um enorme cluster digital no lugar do cubo e dos raios laterais. 

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Embora, no Brasil, a fabricante sul-coreana trabalhe com modelos populares, como a família HB20 e o SUV Creta, no mundo ela é reconhecida por suas inovações e tecnologia de última geração.

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A nova Hyundai Santa Cruz e o Ioniq 5 EV são exemplos de modelos realmente entusiasmantes. Além disso, a fabricante tem investido no desenvolvimento de carros a hidrogênio, outro grande passo para o segmento automotivo. Voltando ao volante, a inspiração aparentemente vem dos carros de Fórmula1. 

Entretanto, a tela alocada no volante ainda levanta muitas dúvidas de praticidade e segurança. Um dos pontos é que, como ela estará fixa, se moverá junto com o volante em curvas e manobras, o que poderia deixar as informações “de ponta cabeça” e mais confundir do que ajudar o motorista. 

E não é apenas isso. O painel no volante faz com que o motorista tire os olhos da estrada por um tempo maior do que precisaria fazer em um display convencional, o que pode ser crucial em uma estrada mais perigosa. 

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Em contrapartida, a patente cita uma das vantagens de ter o quadro de instrumentos no volante: em caso de acidentes, o desprendimento do airbag frontal do passageiro aconteceria sem danificar o display.

Quanto à praticidade, a Hyundai já testou um modelo com tela digital sensível ao toque, o que poderia causar ainda mais problemas, já que o condutor poderia clicar em funções indesejadas constantemente enquanto manuseia o volante. 

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Essa nova patente optou por uma forma mais simplificada: as informações são apenas exibidas em vez de selecionáveis. Mas isso pode custar a perda de controles rápidos de um volante multifuncional, como botões para aumentar o volume, atender uma chamada ou ativar o controle de velocidade em cruzeiro. 

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Mas calma! Não precisa se desesperar (ainda). Afinal, o registro da patente não quer dizer que a Hyundai vai chegar a comercializar de fato um volante como esse. Por enquanto, tudo não parece mais do que um mero experimento.

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Sua divisão de luxo, a Genesis, já havia exibido uma proposta de tela no volante com o Mint Concept. Além de ser um projeto muito mais sofisticado e bem acertado visualmente, tinha botões físicos ao lado para garantir ações rápidas. 

Só não podemos atestar se seria seguro ter tudo isso em um campo de visão tão mais baixo que o de um cluster convencional. E você, o que achou da ideia?


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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.

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