Honda ZR-V pode ganhar versão híbrida para ser terror do Corolla Cross
SUV médio não emplacou como deveria e ficou bem atrás de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross
Na contramão do Honda HR-V, que só fica mais caro, o irmão maior ZR-V tem recebido alguns descontos no seu preço. Isso é resultado da baixa popularidade do modelo entre os SUVs médios. Mas, na Índia, mercado emergente como o nosso, o ZR-V pode receber um novo conjunto, que também daria um novo fôlego para ele aqui no Brasil.
O reforço está no conjunto híbrido que está sendo considerado para o mercado indiano. Vale lembrar que, no Brasil, o Honda CR-V já é oferecido como híbrido, mas assim como o Honda Civic, o preço de R$ 352.900 não coloca o SUV no segmento de grandes volumes.
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Como é o Honda ZR-V híbrido?
Em termos de visual e interior, pouca coisa muda para o ZR-V a combustão. O SUV híbrido é vendido com sistema híbrido e-HEV em duas configurações.
A primeira com dois motores elétricos traseiro, um traseiro e outro dianteiro, com outro propulsor a combustão 2.0 aspirado a gasolina, o mesmo que equipa o ZR-V Touring vendido em versão única no Brasil. Juntos, eles entregam 180 cv de potência. O câmbio é um CVT elétrico.
Já na outra, o motor elétrico trabalha com um motor 1.5 turbo a gasolina, que já vem com injeção direta, algo que o trem de força 2.0 aspirado que roda por aqui não tem. Nessa variante, o câmbio também é do tipo CVT. Por tracionar nos dois eixos, o SUV possui a tração integral com o sistema híbrido.
Dessa forma, o sistema híbrido poderia ser uma boa arma do ZR-V frente aos concorrentes. Ainda mais para amenizar a falta de força com o 2.0 aspirado a gasolina, que rende apenas 161 cv de potência e 19,1 kgfm. Sem falar que, com 1.446 kg de peso, o propulsor sem o auxílio de uma turbina não traz bons números de consumo.
O Inmetro atesta 10,1 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com gasolina. O consumo não fica muito aquém de Toyota Corolla Cross e Jeep Compass, o problema é que a gama de versões dos rivais já contam com versões híbrida, além de opções mais potentes.
A Mobiauto avaliou o ZR-V em duas oportunidades, uma logo depois do lançamento, e a outra com pouco mais tempo de mercado. Em ambas, a sensação foi de quem o ZR-V está longe de ser um carro ruim, mas parece faltar algo para o SUV. Quem sabe um sistema híbrido seja o que faltava para alavancar as vendas para mais do que os 5.917 emplacamentos em 2024.
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