Golf, Astra, Corsa: carros mais vendidos na Alemanha não existem no Brasil há anos
Modelos preferidos pelos alemães fizeram história no mercado brasileiro
Carros que saíram de linha no Brasil há anos seguem fazendo sucesso em outros países mundo afora. O Volkswagen Golf, por exemplo, lidera as vendas na Alemanha há décadas, feito que nunca chegou perto de realizar no mercado brasileiro.
Volkswagen Golf
De acordo com a consultoria Focus2Move, o Golf vendeu nada menos que 100.183 unidades em seu país de origem em 2024 - quase 25 mil unidades a mais que o segundo modelo mais vendido da Alemanha, o SUV Volkswagen T-Roc.
O Volkswagen Golf saiu de linha no Brasil em 2020, após 27 anos, quando teve a fabricação de sua sétima geração encerrada em São José dos Pinhais (PR) para dar lugar ao SUV T-Cross na linha de produção paranaense.
A Volkswagen tomou essa decisão devido à queda nas vendas do Golf, uma vez que os hatches médios já vinham perdendo espaço no mercado para os SUVs compactos, que têm maior apelo com o público e são mais rentáveis para os fabricantes.
Volkswagen Passat
O quinto modelo mais vendido na Alemanha no ano passado é outro modelo da Volkswagen com nome bastante conhecido entre os brasileiros. O Passat vendeu 47.720 unidades, ficando à frente dos Opel Astra (47.601 unidades) e Corsa (43.467 unidades), dois hatches cujos nomes também fizeram história no Brasil.
O Volkswagen Passat de primeira geração foi fabricado em São Bernardo do Campo (SP) entre 1974 e 1988 – a segunda geração foi vendida como Santana. A partir da década de 1990, a quarta geração do modelo passou a vir da Alemanha nas carrocerias sedan e perua (Variant). Mais sofisticado, o Passat alemão chegara para competir contra os compatriotas da Audi, BMW e Mercedes-Benz, além de carros japoneses, que desembarcaram no país com a reabertura das importações promovida pelo governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
O Passat deixou de ser vendido no Brasil em 2020. A oitava geração do sedan sofria com a desvalorização do real, que comprometia a sua competitividade diante de modelos de marcas premium, como Audi e BMW.
Opel Astra
Outro modelo de longa data no Brasil, o Astra chegou ao Brasil como modelo da Chevrolet em meados da década de 1990. Importado da Bélgica nas versões hatch e perua, o modelo competia principalmente contra o Fiat Tipo e o Volkswagen Golf.
A segunda geração começou a ser fabricada no Brasil em 1998, nas carrocerias hatchback e sedan. Posicionado abaixo do Vectra, o Astra sofreu uma reestilização, em 2003, e perdurou até 2011, quando saiu de linha para dar lugar ao malsucedido Sonic, que vinha do México.
A General Motors encerrou o seu vínculo com o Astra em 2017, quando vendeu a Opel ao grupo francês PSA Peugeot Citroën. Desde 2021, o modelo é construído a partir de uma plataforma desenvolvida pela PSA.
Opel Corsa
O Corsa tem história parecida com a do Astra. O compacto revolucionou o segmento de carros populares no Brasil, em 1994, quando a sua segunda geração estreou no país com qualidade de construção e acabamentos superiores em relação aos defasados Fiat Uno e Volkswagen Gol vendidos à época.
Também desenvolvido pela Opel na Europa durante o período no qual a marca alemã pertencia à GM, o Corsa chegou a ter variantes de quatro portas, sedan, perua e até picape. Em 2002, ganhou uma nova geração, que saiu de linha em 2012, substituída pelo Onix.
A exemplo do Astra, o Opel Corsa europeu também passou a ser projetado pela PSA. A geração atual tem até versão elétrica, construída sobre a plataforma compartilhada com o Peugeot 208.
Os carros mais vendidos da Alemanha em 2024:
- Volkswagen Golf – 100.183 unidades
- Volkswagen T-Roc – 75.398 unidades
- Volkswagen Tiguan – 67.507 unidades
- Skoda Octavia – 50.817 unidades
- Volkswagen Passat - 47.720 unidades
- Opel Astra – 47.601 unidades
- Opel Corsa – 43.467 unidades
- BMW X1 – 37.154 unidades
- Seat Leon – 37.129 unidades
- Volkswagen Polo – 36.757 unidades
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp