De onde vem o cheirinho de carro novo?

Como é produzido o cheiro de carro novo? Dê onde vem? Quanto tempo dura?

Camila Torres
Por
24.07.2020 às 11:56 • Atualizado em 12.08.2020

Há que diga que uma das melhores coisas do carro 0km é o cheirinho de novo. Por mais que o odor mude de um carro para o outro, não é muito difícil identificar tal aroma como “cheiro de carro novo”. Mas como é possível o cheiro ser tão diferente e ao mesmo tempo tão específico? A resposta está na combinação de materiais industriais e no seu processo de desgaseificação. 

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Como é produzido o cheirinho de carro novo?

O cheirinho de carro novo é o resultado da combinação de mais de 100 tipos de materiais industriais. Quando ainda são novos, esses materiais liberam resíduos químicos no ar que possuem um cheiro muito evidente e singular. Os cientistas chamam esse processo de desgaseificação. 

Como já é do conhecimento de muitos. Esse processo é relativamente curto, pois esses gases liberados não são renováveis. E em pouco tempo para de ser eliminado. E aquele tão viciante cheiro de carro novo fica apenas na lembrança. Mas há, os que recorrem à aquelas fragrâncias que prometem trazer o odor de carro 0km de volta em alguns minutos.

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Para saber mais sobre o assunto, o site Fast Co entrevistou Linda Schmalz, engenheira de materiais da Ford. Na ocasião ela revelou que as montadoras levam o cheirinho de carro novo muito a sério e estudam constantemente para oferecer o melhor cheiro que o do concorrente. Não importa o valor do carro, se ele é novo, ele precisa cheirar como tal. 

Como é feito o teste de cheiro?

Para começar, é preciso saber que qualquer material pode interferir no cheiro de carro novo, o revestimento de couro do volante, a espuma dos bancos, o plástico do painel até a cola dos carpetes. Por isso, todos esses materiais são testados individualmente e depois combinados uns com os outros, contou Linda Schmalz. 

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Não basta apenas escolher diversos materiais, juntá-los e esperar que eles tenham um cheiro de novo agradável. Apenas um material escolhido sem os devidos cuidados e que elimine um odor muito forte, pode resultar em uma péssima fragrância. Mas a Ford faz um teste quase que caseiro para não ter esse problema.

O teste consiste em pegar um pedaço de cada material que será usado no carro. Essa pequena parte é colocada em um recipiente de vidro que é aquecida em três temperaturas diferentes: 22,7º para simular a temperatura ambiente, 40º e com um pouco de água para representar um dia quente e úmido e 80º para simular o ar quente do interior do carro em dia que esteve por muitas horas exposto ao Sol. 

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Uma equipe de seis jurados, avalia o odor de cada material, dando notas individualmente. Esse teste também é muito importante para saber se algum desses materiais cheira mal. Depois de testar cada material individualmente e fazer a seleção de quais usar, chega a vez de fazer um teste combinado.

Uma fração de cada material que vai na porta, por exemplo, ficam juntas num mesmo recipiente e passam pelo mesmo processo. Linda explica, que é possível os materiais terem um cheiro agradável individualmente, mas combinados apresentarem um resultado não muito atraente ao olfato. 

Veja o vídeo de como é produzido o cheiro de carro novo

O que fazer para ser um “jurado de cheiro”?

Não estamos tratando da profissão osmólogo, que é uma pessoa especialista em aromas. Aqui o caso é outro. Pois os “jurados de cheiro de carro novo” não recebem nenhum treinamento e normalmente são de áreas diferentes, e fazer o papel de jurado é apenas um trabalho a mais. No entanto, elas precisam atender a alguns requisitos:

· Não pode ter o olfato sensível demais

· Não pode ter o olfato comprometido 

· Não pode ser fumante

· Não pode ter alergias 

Além disso, no dia do teste, o jurado não pode estar gripado ou em qualquer condição que posso comprometer sua avaliação. Também é pedido para que não usem perfumes, cremes ou qualquer outro produto com cheiros evidentes. E se o teste for feito após alguma refeição, é pedido para não ingerir alimentos com cheiro forte.

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Pessoas de países distintos tem uma percepção diferente do mesmo cheiro

A percepção pode ser ainda mais discrepante quando são de continentes diferentes. Um cheiro que pode ser muito agradável para um chinês, pode gerar um grande desconforto para o olfato do brasileiro e vice-versa. Linda contou que não sabe se isso acontece por uma questão genética, ambiental ou cultural. Mas a Ford e outras montadoras têm uma solução para esse problema. 

A fabricante americana, também conta com laboratórios em outros continentes como Europa e Ásia e aproveita para realizar o teste em todos eles. Pois, segundo Linda seria inviável substituir materiais do interior do veículo em cada nação. Por isso é mais fácil, testar os mesmos materiais com nacionalidades diferentes e escolher o que foi mais aceitado por todos.

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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.

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