Citroën Basalt, C3 e C3 Aircross terão motor Firefly 1.3 do Argo em 2025
Motor do hatch da Fiat será oferecido com câmbio manual e automático CVT
Os Citroën C3, C3 Aircross e Basalt ganharão novas motorizações ao longo de 2025 para atender às novas normas de emissões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) e ampliar a oferta de versões, de acordo com a apuração do colega Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos.
A primeira novidade será a adoção da versão atualizada do motor Firefly 1.0 flex aspirado de três cilindros pelo hatch compacto C3. Aprimorado para poluir menos, o propulsor deverá manter os 71/75 cv de potência e 10/10,7 kgfm de torque (gasolina/etanol).
Você também pode se interessar por:
- Citroën Basalt: SUV é finalmente lançado no Brasil; veja preços, versões e equipamentos
- Citroën do Brasil trabalha em novo produto global, após lançamento do Basalt
- Novo Citroën Basalt fez o que o Nivus não conseguiu para ser mais espaçoso
- DS lança Citroën Basalt de luxo com futura plataforma do Jeep Compass
O Citroën C3 também terá a opção do motor Firefly 1.3 flex aspirado de quatro cilindros de até 107 cv e 13,4 kgfm. A exemplo dos Fiat Argo e Cronos equipados com esse propulsor, o C3 será ofertado com câmbio manual de cinco marchas e automático CVT com sete marchas simuladas.
Segundo o Autos Segredos, o SUV C3 Aircross será o próximo modelo a receber o motor Firefly 1.3, como novidade para a linha 2026.
A fila de lançamentos da Citroën será encerrada no segundo semestre, com a chegada do SUV cupê Basalt 1.3, que também terá a gama de versões incrementada com a configuração Live equipada com o motor Firefly 1.0.
Os três modelos deverão oferecer o motor Firefly 1.3 em versão única (possivelmente a Feel).
O sistema híbrido leve, recém-lançado nos Fiat Pulse e Fastback, serão estendidos a Basalt e C3 Aircross somente em 2026, segundo o Autos Segredos.
A Citroën também atualizará o furgão Jumper que, assim como o Fiat Ducato, terá a opção de câmbio automático de nove marchas associado ao motor 2.2 turbodiesel de 140 cv e 34,7 kgfm.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp