Chevrolet Onix RS 2021: versão com roupa esportiva será só automática

Nova opção será equipada sempre com motor 1.0 turbo e câmbio automático, assim como o Onix Plus Midnight. Chegada às lojas ocorre até outubro

Renan Bandeira
Por
23.09.2020 às 13:08 • Atualizado em 24.09.2020

A família de Chevrolet Onix e Chevrolet Onix Plus está aumentando. A General Motors apresentou nesta quarta-feira (23) a versão esportivada RS para o hatch e a série Midnight para o sedã. As opções chegam às lojas em outubro e custarão entre R$ 70.000 e R$ 80.000.

Ambos os veículos são fabricados na unidade de Gravataí (RS), e mantêm o histórico da empresa em alimentar o catálogo com configurações de roupagem esportiva criadas a partir de versões já existentes na gama, sem real ganho de desempenho, mas com acessórios e detalhes visuais para aumentar o ar de esportividade.

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Isso sempre esteve presente na história da marca: Opala, na década de 1970, e depois Astra, Corsa, Montana e até a Meriva foram oferecidos nas últimas décadas com a assinatura SS.

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Partido disso, vemos um Onix hatch 1.0 turbo convencional de 116 cv e 16,8 kgfm de torque aliado a câmbio automático de seis marchas, que ganha aerofólio elevado na tampa traseira, rodas de liga leve pretas de 16 polegadas e desenho inédito, saias laterais, faróis do tipo projetor com máscara negra e novo pára-choque com grade do tipo colmeia.

Segundo a fabricante, a opção chega no configurador para ficar e terá três opções de cores: branco, preto e vermelho. Todas com acabamento de teto, capas de retrovisores e gravatas na cor preta.

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Embora tenha forte apelo visual no exterior, o interior é que guarda a principal novidade do RS. Não só a versão esportivada, mas toda a linha 2021 do Onix será equipada com a central multimídia My Link de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay. As opções de topo de linha Premier ainda devem ter espelhamento sem fio de smartphones, igual ao Trailblazer e S10.

Além disso, a nova versão do hatch terá painel de instrumento analógico com iluminação em LED, acabamento interno escurecido, volante de base reta com gravata preta e bancos com apoios de cabeça integrado.

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Voltando a falar do Onix RS, ainda que tenha caráter mais esportivo, os ajustes dinâmicos de suspensão e direção são iguais aos do hatch comum.

Na lista de equipamentos, o RS mantém seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado, controle eletrônico de tração e estabilidade, direção elétrica, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, regulagem de altura para banco e cinto e de altura e profundidade para volante, controle de limite de velocidade, controle de cruzeiro e freios ABS.

Plus Midnight

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A série Midnight também é uma versão esportivada, mas para o sedan Onix Plus. Porém, diferentemente da opção RS do hatch, os executivos da marca afirmaram que a opção terá prazo determinado de um ano no catálogo, com chances de prorrogação.

A versão do Onix Plus escolhida para receber a série esportivada Midnight foi a Premier 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm, também gerenciada por transmissão automática de seis marchas. Assim como no hatch, as mudanças são visuais, mas neste caso se concentram na substituição dos detalhes cromados pelo acabamento escurecido.

O Midnight terá gravatas e grade colmeia em preto, conjunto óptico do tipo projetor com máscaras negras e luzes de condução diurna em LED. Além disso, será equipado com rodas pretas de 16 polegadas, que possuem design diferente das que equipam o Onix Plus Premier.

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Assim como a RS, o modelo contará com volante de base achatada e central multimídia MyLink de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Fora as mudanças visuais, o sedan manterá os itens já encontrados na versão Premier 1.0 turbo: ar-condicionado, direção elétrica, sensor crepuscular dos faróis, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, chave inteligente e ignição por botão, controle de cruzeiro, regulagem de altura de banco e cinto do motorista, regulagem de altura e profundidade do volante, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.

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De acordo com os executivos da empresa, não foram adicionados itens exclusivos às novas versões para que elas sejam competitivas no mercado, não elevando seus preços e criando versões de nicho, mas que tenham participação entre 5% e 10% das vendas totais dos modelos.

O preço também é a resposta sobre o questionamento das configurações serem equipadas apenas com o motor 1.0 turbo e câmbio automático. De acordo com a empresa, a capacidade volumétrica do propulsor tem menor custo de IPI, e isso é repassado para o cliente, deixando o veículo com preços mais acessíveis.

Além disso, a Chevrolet afirma que a forte aceitação do motor 1.0 turbo  - que representa 55% das vendas do veículo - e da transmissão automática são os principais motivos para que Onix RS e Onix Plus Midnight não tenham sido equipados nem com o motor 1.2 turbo do SUV Tracker, nem com câmbio manual.

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