Carregar um carro elétrico já pode levar menos tempo do que reabastecer

Novo carregador mais rápido do mundo chega ao Brasil em breve prometendo recarga completa em até 15 minutos, ou 100 km de autonomia em três minutos

Camila Torres
Por
05.10.2021 às 13:00

Quanto tempo você leva para abastecer o seu carro? Até chegar ao posto, esperar o frentista e iniciar o processo, pelo menos uns cinco minutos, não é mesmo? Agora, se houver três outros veículos à sua frente na fila, podemos chegar a uns 10, 15 ou até 20 minutos, talvez. 

Pois uma nova estação de carregamento ultrarrápido lançada promete carregar totalmente qualquer carro elétrico num período de 15 minutos, e com outra vantagem: enquanto uma bomba comum atende até dois carros de uma vez, cada totem ultrarrápido da empresa atende até quatro automóveis ao mesmo tempo.

Publicidade

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

A empresa de tecnologia ABB lançou seu novo carregador modular, batizado de Terra 360. O nome é porque o modelo tem 360 kw de potência e foi apresentado pela marca como o novo carregador elétrico veicular mais rápido do mundo. 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Os 15 minutos podem parecer muito para quem está atrasado. Se é o seu caso, há outra opção: três minutos com o carro plugado são o suficiente para garantir 100 km de autonomia. É como parar para colocar aquelas R$ 50 de gasolina em vez de encher o tanque, só que ainda mais rápido.

Leia também: A bateria será para o carro no futuro o que motor já foi no passado

No anúncio, a empresa de tecnologia expressou sua satisfação com o novo produto: “É um dia empolgante para a ABB, que está desempenhando um papel fundamental ao possibilitar uma sociedade de baixo carbono”, disse Theodor Swedjemark, diretor global de Comunicações e Sustentabilidade da marca.

A empresa também se comprometeu a trocar sua frota de 10.000 carros a combustão por modelos 100% elétricos, como prova de seu comprometimento com a sustentabilidade e o futuro do planeta. 

“Com o transporte rodoviário sendo responsável por quase um quinto das emissões globais de CO2, a mobilidade eletrônica é crítica para atingir a meta climática de Paris”, concluiu Swedjemark.

Leia também: Carros elétricos retrô se inspiram no passado para ditar o futuro


Intuitividade e acessibilidade 

Outra novidade é que o carregador ultrarrápido também é acessível para cadeirantes e tem cabos ergonômicos para tornar simples e intuitivo o processo de carregamento. 

Para evitar confusões, é possível selecionar a cor da faixa de luz da tela que indica o nível de carga e tempo de carregamento restante do seu carro. A empresa oferece como opcional uma tela de 27 polegadas para reproduzir vídeos e fotos como entretenimento durante a recarga.

A ABB pretende distribuir seus carregadores em postos de abastecimento, lojas de conveniência e locais de varejo. Graças ao pequeno porte, o Terra 360 pode ser instalado até em pontos que carecem de espaço, como estacionamentos. 

Leia também: Brasil está mais para trás na corrida do carro elétrico do que imaginamos


Quando será possível recarregar o carro em 3 minutos no Brasil?

O Terra 360 já poderá ser usado pelos proprietários de carros elétricos na Europa ainda este ano. A ABB também informou que instalará outras unidades do carregador na Ásia, EUA e outros países da América Latina, incluindo o Brasil.

A ABB faz parte do projeto de pesquisa e desenvolvimento Plug&Go, da EDP, que visa a instalar 30 pontos de recarga ultrarrápida no Estado de São Paulo nos próximos três anos.

Desde 2010, a ABB está no mercado de e-mobilidade e acumula mais 460.000 carregadores de veículos elétricos vendidos em cerca de 88 países. Sendo 440.000 carregadores AC (corrente alternada, carregadores domésticos), e 21.000 carregadores DC (corrente contínua, carregadores rápidos). 


Talvez você também se interesse: 

10 Carros que foram pioneiros em tecnologia no Brasil
Para uma montadora, ser “sustentável” é bem diferente do que você pensa
Avaliação: Porsche Taycan, elétrico que faz esportivos raiz comerem poeira
Carros voadores: o que já é realidade e o que ainda não passa de sonho

A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade