Bajaj quer motos abastecidas com gás de lixo e dejetos orgânicos

Após apostar em gás natural, marca indiana vai desenvolver motos a biogás

Por
02.01.2025 às 09:15 • Atualizado em 30.06.2025
Após apostar em gás natural, marca indiana vai desenvolver motos a biogás

Não é novidade que hoje em dia as marcas de moto têm buscado alternativas de propulsão para se enquadrarem em leis cada vez mais preocupadas com o meio ambiente. Há quem invista em hibridização e hidrogênio, como a Kawasaki, e quem aposte na eletricidade como a Royal Enfield e a Honda. Mas, para a Bajaj, a solução mais prática para motos baratas e mais sustentáveis está no gás.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

Neste ano, a Bajaj apostou no gás natural ao lançar a Freedom 125 na Índia e, aparentemente, a decisão rendeu frutos, pois já foram emplacadas mais de 25 mil unidades da motocicleta no país asiático nestes primeiros meses de venda. Agora, o CEO da marca, Rajiv Bajaj, quer que a marca se concentre no desenvolvimento do biogás, de acordo com reportagem do site Ride Apart.

Você também pode se interessar por:

De acordo com a publicação, a marca acredita que o biogás possui potencial como combustível alternativo sustentável, uma vez que sua produção seja massificada e os seus custos reduzidos.

Ao menos no que diz respeito à sustentabilidade, o biogás, de fato, detém uma vantagem clara sobre o gás natural. Enquanto este último é proveniente de combustíveis fósseis da superfície, que, além de serem uma fonte finita, contribuem para aumentar o nível de gás carbônico na atmosfera (ainda que em um patamar menor do que o da gasolina e do diesel), o biogás tem sua origem em material orgânico.

O biogás utiliza materiais como esterco, dejetos humanos, madeira, palhas, plantas, óleos vegetais, bagaços de cana-de-açúcar, da casca do arroz, entre outras fontes orgânicas e descartáveis para a sua produção. Para isso, o processo se faz valer da fermentação de bactérias anaeróbicas para a decomposição deste material, que culmina em um mistura de gases como dióxido de carbono, metano, nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e gás sulfídrico para formar o chamado biogás. Esta mistura de biogás é a que pode ser aproveitada como combustível, enquanto o material restante deste processo pode ser reutilizado como adubo fertilizante.

Ou seja, além de ser originado por fontes renováveis e orgânicas, parte destas fontes é reaproveitada pela natureza, tornando o biogás potencialmente carbono neutro (já que os gases da sua queima podem vir de fontes reutilizadas, anulando ou ao menos diminuindo muito a sua contribuição de gás carbônico na atmosfera).

Outra vantagem do biogás é que seu processo de produção pode ser totalmente local, facilitando a logística e contribuindo para o desenvolvimento de novas cadeias de fornecimento. Porém, a sua estrutura de produção ainda é cara e complexa, o que faz com que o biogás ainda não seja economicamente viável em larga escala. O intuito da Bajaj é, justamente, tentar reduzir estes custos no futuro para viabilizar motos impulsionadas pelo biogás.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Contribui com conteúdos de motos para Mobiauto.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade