Yamaha registra turbo elétrico para mais potência em motores três cilindros

Naked pode contar com ajuda de sistema eletrônico que potencializa a turbina

Por
05.06.2025 às 01:16 • Atualizado em 24.06.2025
Naked pode contar com ajuda de sistema eletrônico que potencializa a turbina

A Yamaha acaba de registrar a patente de um turbo elétrico que visa aumentar o desempenho das suas motos de três cilindros. O pedido foi feito na Índia, mas pode se estender ao Brasil, muito por conta da semelhança do mercado indiano com o brasileiro. Caso isso ocorra, modelos como a Yamaha MT-09, podem ganhar alguns cavalos de potência.

Publicidade

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Há pouco mais de um mês, a Yamaha mostrou detalhes de um novo conceito baseado na MT-09 com motorização híbrida plug-in. Ou seja, o motor de três cilindros atua em conjunto com outro propulsor elétrico, com direito a três modos de atuação: híbrido, elétrico e a combustão.

Você também pode se interessar por:

A medida é diferente o que foi feito pela Honda, por exemplo, que usou um compresso elétrico para seu motor de três cilindros. Agora, o turbo elétrico da marca japonesa é controlado eletronicamente.

A tecnologia já existe em alguns carros como o Mercedez-Benz C63. O auxílio ajuda a minimizar o turbo lag e aumentar o desempenho. Funciona assim, em vez de girar a turbina por meio dos gases de escape, o acionamento das paletas é feito eletronicamente.

Claro que o registro ainda precisa de um longo caminho antes de equipar qualquer modelo da Yamaha. No entanto, ver a MT-09, que atualmente tem 115 cv e 8,9 kgfm de torque, saltando 4 cv para 119 cv seria um ganho e tanto para a naked de 847 cc.

Na Europa, a MT-09 já está mais avançada e oferta 890 cc, já com 119 cv. Ainda existe o opcional de troca de marchas automatizadas, batizado de Y-AMT. Vale lembrar que o modelo foi a primeira moto com transmissão automática da montadora, excluindo as scooters.  

Infelizmente, para quem aguarda a possível chegada dessa tecnologia na naked para o Brasil, a informação não é das melhores. O modelo foi descontinuado no país no final de 2024 e, ao que tudo indica, a Yamaha não sinalizou nada para uma possível volta.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

- Repórter

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade