VW Tera Comfort 2026: testamos o consumo do SUV na cidade e estrada

SUV compacto tem motorização turbo 170 TSI e é bom amigo na cidade

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11.07.2025 às 16:20 • Atualizado em 14.07.2025
SUV compacto tem motorização turbo 170 TSI e é bom amigo na cidade

A Volkswagen lançou o Tera neste ano. Seu novo SUV compacto tem uma importante missão no Brasil: ser sucessor de Fusca e Gol. Isso, nem sou eu que estou dizendo, mas sim a própria fabricante ao colocar um easter egg no vidro traseiro do modelo, com uma linha do tempo iniciada pelo Besouro, passando pelo quadradinho até chegar nele.

Para se provar no mercado, o Volkswagen Tera vai ter de entregar diferenças para os rivais, assim como seus antecessores que eram conhecidos pela robustez e manutenção barata. Durante os primeiros testes reais, o produto entregou o que se esperava com acerto de suspensão e direção bem calibrados, e uma dirigibilidade superior à de Renault Kardian e Fiat Pulse – seus principais concorrentes.

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A receita é uma velha conhecida da Volkswagen, e que vemos no Polo. A combinação do motor 1.0 turbo flex com a calibração 170 TSI, de 116 cv e 16,8 kgfm, com o câmbio automático de seis marchas da Aisin vai bem, e tem menos solavancos que Polo e Virtus com o mesmo conjunto.

Peca pelo espaço interno, já que os 2,56 metros de entre-eixos não contribuem tanto para os passageiros da fileira de trás de bancos irem mais confortáveis. Mas tenta levar vantagem no consumo de combustível, e nisso que vamos concentrar o teste de hoje.

Consumo

Como sempre, Mobiauto testou o produto levando em consideração a rodagem mínima de 100 km na cidade com rodagem em horários de trânsito. Depois o SUV foi levado para a estrada para percorrer mais 100 km. Neste caso, ele esteve sempre abastecido com etanol comum.

De acordo com o Inmetro, os dados de consumo do Tera Comfort 170 TSI 2026 são:

  • Cidade: 8,6 km/l com etanol e 12,4 km/l com gasolina.
  • Estrada: 10,3 km/l com etanol e 14,8 km/l com gasolina.

Teste de consumo Tera Comfort

Começando pelos números na estrada, o Tera Comfort 170 TSI rodou 163 km. Para isso, foram gastos quase 13 litros de combustível - mais precisamente 12,83 litros. E o resultado foi um consumo de 12,7 km/l, pouco superior aos dados divulgados pelo Inmetro.

Vale lembrar que o modelo estava vazio e o ar-condicionado foi usado em boa parte do tempo, com função automática, mas baixa ventilação. No dia, a temperatura externa era baixa. Dentro da cidade, o consumo foi de 8,16 km/l, em um percurso de 222 km – foram gastos então 27,2 litros de etanol. Na cidade, o ar-condicionado foi usado mais vezes, principalmente em temperaturas mais elevadas por causa do frio que estava no ABC Paulista e na capital, São Paulo.

VW Tera 2026: Preços e versões

  • VW Tera 1.0 MPI 2026: R$ 102.990
  • VW Tera 1.0 TSI 2026: R$ 116.990
  • VW Tera 1.0 TSI Comfort AT 2026: R$ 126.990
  • VW Tera 1.0 TSI High AT 2026: R$ 139.990

VW Tera 2026: Ficha técnica

  • Motor: 1.0, dianteiro, transversal, turbo, flex, 3 cilindros em linha, 12V, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas variável
  • Potência: 109/116 cv (G/E)
  • Torque: 16,8 kgfm (G e E)
  • Peso/potência: 9,94 kg/cv
  • Peso/torque: 68,7 kg/kgfm
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Tração: dianteira
  • 0 a 100 km/h: 11,7 segundos
  • Velocidade máxima: não divulgada
  • Consumo Inmetro: Cidade: 8,6 km/l com etanol e 12,4 km/l com gasolina. Estrada: 10,3 km/l com etanol e 14,8 km/l com gasolina.
  • Dimensões e capacidades: comprimento, 4.151 mm; entre-eixos, 2.566 mm; largura, 1.777 mm; altura, 1.504 mm; capacidade porta-malas, 350 litros (VDA); capacidade de carga, 450 kg; tanque de combustível, 50 litros; peso em ordem de marcha: 1.154 kg
  • Dados técnicos: direção elétrica, suspensões McPherson (dianteira) e eixo rígido (traseira) com barra estabilizadora, freios a disco (dianteira e traseira), 10,5 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, vão livre do solo, ângulo de ataque 20° e ângulo de saída 36° não divulgados, pneus 205/60 R16

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- Gerente de conteúdo

Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

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