Novo Mercedes-AMG GT XX tem escapamento no farol e queria ser com os V8
Esportivo cupê foi apresentado com tudo que a divisão AMG tem de ponta em termos de tecnologia e performance
A Mercedes-AMG, grupo de performance da marca, acaba de apresentar o GT XX, um esportivo elétrico com três motores e 1.360 cavalos de potência. Tudo no cupê chama atenção, mas o destaque fica pelo som de motor V8. Isso mesmo, a marca alemã emulou o ronco de oito cilindros a combustão, que pode ser ouvido por meio dos faróis.
Mas como assim? Os faróis de LED do GT XX também têm a função primária de iluminar a via. No entanto, a Mercedes-AMG usou as cavidades das peças para integrar alto-falantes, os quais são combinados com a iluminação e emitem sons que podem ir de baixa frequência até as mais graves, como de motores V8.
Você também pode se interessar por:
- Mercedes-Benz confirma mini Classe G para brigar com SUV da Toyota
- 10 Carros de luxo para comprar com o preço do SW4 top de linha
- Clone Alemão? “Classe G chinês” é mais antigo que icônico Mercedes
- GWM Poer híbrida pode ter truque da Fiat Toro contra Hilux
A tecnologia vai além da função sensorial, já que o GT XX é um elétrico. O som também serve para sinalizar aos pedestres, por exemplo, que um esportivo é próximo. Afinal, o som chega primeiro que a visão, ainda mais em um modelo que pode chegar aos 360 km/h.
Divulgação/Mercedes
Para chegar nessa velocidade, o GT XX é equipado com três motores axiais, um na dianteira e dois na traseira. O conjunto é associado a duas unidades de transmissão elétrica, uma para cada eixo. Apesar de elétricos, tanto as transmissões quanto os motores são refrigerados a óleo. Preferencialmente, a tração é traseira, pois o motor dianteiro trabalha como um propulsor auxiliar, entrando em ação só quando necessário mais potência.
Com todo esse aparato para oferer desempenho, o GT XX tem uma bateria de 114 kWh, que segundo a montadora, pode carregar a 850 kW, o que oferece 400 km de autonomia em apenas cinco minutos. O difícil é achar um carregador com essa capacidade, mesmo na Europa ou Estados Unidos. São mais de 3.000 células de bateria para um sistema de armazenamento de 800 volts.
Divulgação/Mercedes
Apesar de ser um conceito, a marca alemã demonstra parte das suas intenções futuras em termos de visuais. O que chama mais atenção no exterior são as lanternas, seis ao todo, com desenho circular que deixa o GT XX com mais personalidade. No centro, praticamente uma tela que exibe a assinatura AMG.