Mulheres dirigem melhor que homens, diz estudo

Números quebram preconceitos e comprovam que mulheres brasileiras são mais prudentes no volante

Por
14.03.2024 às 07:58 • Atualizado em 23.04.2025

Apesar dos preconceitos que envolvem mulheres e direção, são elas quem dirigem melhor, pelo menos de acordo com estudo recentemente publicado. A pesquisa foi realizada pela Zapay, uma fintech especializada em pagamentos de débitos veículores,  mostrou que as mulheres são responsáveis por menos acidentes e são mais cautelosas na direção.

A análise foi feita a partir da coleção de dados sobre o tema e foi realizada em meio às ações de conscientização sobre o Dia Internacional da Mulher (08/03), com o intuito de quebrar certos estereótipos e mostrar a contribuição das condutoras para um trânsito mais seguro.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Infrações e acidentes

O estudo se baseou em dados oficiais, os quais deixam a conclusão evidente. De acordo com o Detran-SP, homens cometem 20% mais vezes a infração média de andar acima do limite de velocidade do que as mulheres. Ao todo, foram 576.581 casos cometidos por mulheres e 1.281.192 cometidos por homens.

Também basta olhar os números de acidentes de trânsito. No Estado de São Paulo, por exemplo, 3.176 homens morreram em meio ao trânsito, cerca de 83% do número geral, enquanto 662 mulheres vieram a óbito por conta dessas condições.

Em outros lugares a tendência continua. Por exemplo, no Rio Grande do Sul, de acordo com o Detran-RS, o número de óbitos masculinos no trânsito é quatro vezes maior que o feminino. Já no Distrito Federal, no ano passado morreram 202 homens e 46 mulheres em acidentes dessa ordem.

Álcool no volante

A ingestão de álcool é capaz de alterar seriamente os reflexos e movimentos no condutor, podendo gerar acidentes muito graves e até fatais. Também nesses casos os dados mostram uma maior prudência pelas motoristas.

O Ministério da Saúde realizou uma pesquisa em 2023 que analisou mais de 21 mil pessoas em todas as capitais do país, a qual apontou que cerca de 10% dos homens admitiram dirigir após o consumo de substâncias alcoólicas, já no caso das mulheres, o número cai para um pouco mais de 2%.

No fim, os dados revelam um maior cuidado e responsabilidade na direção por parte do sexo feminino. Afinal, não é à toa seu menor envolvimento em infrações, acidentes e ingestão proibida de álcool. Por isso, a fintech apontou que mulheres são melhores motoristas que os homens.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Contribuiu com Mobiauto como redator estagiário. Estudou jornalismo na Cásper Líbero.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade