Fiat Tipo ainda existe do outro lado do mundo e tem até motor híbrido

Famoso pelos casos de incêndio nos anos 90, o Fiat Tipo ainda é vendido até mesmo em versão perua

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21.05.2024 às 13:32 • Atualizado em 29.05.2024
Famoso pelos casos de incêndio nos anos 90, o Fiat Tipo ainda é vendido até mesmo em versão perua

Para os brasileiros, o Fiat Tipo pode ser lembrado como uma espécie de avô distante do Fiat Argo, ou então pelos casos de incêndio dos anos 90. No entanto, o carro ainda segue presente em certos mercados, sem essa história de avô. O modelo ainda vive na Europa e contém até motorização híbrida, mas parece aos poucos morrer por lá também.

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O carro em questão é o novo Fiat Tipo, lançado no velho continente em 2015 como o sucessor dos Fiat Bravo e Marea. Produzido em Todas, na Turquia, o veículo foi responsável por inaugurar a nova linha de design da montadora, e não é difícil perceber suas semelhanças visuais com Argo e Cronos.

 

Fora a sua versão hatch convencional, o modelo também é vendido no mercado europeu em variantes sedã, perua e crossover. No Reino Unido seu preço variava de € 28.745 a € 36.186 (cerca de R$ 159 mil a R$ 200 mil) e é por lá mesmo que o Tipo começou de novo a sair de linha.

O veículo parou de ser vendido na terra da rainha em novembro de 2023, tendência que deve se seguir para o resto da Europa, e isso não é à toa. Críticas de consumidores e da imprensa, baixo números de vendas e uma reestilização fraca em 2020 não deixaram o carro ter vida fácil nos últimos anos, e culminaram em sua iminente descontinuação.

 

Apesar de ser construído sobre a mesma plataforma de Jeep Renegade e Fiat Toro, e até mesmo já ter sido visto rodando por aqui, o carro nunca chegou ao mercado brasileiro. Isso porque o novo Fiat Tipo foi grande fonte de inspiração para o desenvolvimento do Argo, que substituiu o Punto e o Palio no Brasil, e assim ambos não poderiam conviver.

Sistema híbrido leve e dupla embreagem

Chama atenção o fato de que desde 2022 o novo Fiat Tipo é oferecido - pelo menos enquanto vive - em uma só opção de motorização, a híbrida. O carro faz uso do conjunto híbrido leve (MHEV) da Stellantis, também presente nos Jeep Compass e Renegade e-Hybrid.

O sistema faz uso de um propulsor GSE 1.5 turbo a combustão de 130 cv e 24,5 kgfm, auxiliado por um elétrico 20 cv e 5,6 kgfm. Porém, o motor elétrico não tem função somente auxiliar, uma vez que em situações de engarrafamento, arrancada ou manobras para estacionar o carro pode fazer somente do trem de força a bateria, dispensando o combustível.

 

Ainda sobre o conjunto motor, ele é ligado a uma transmissão automática de dupla embreagem de seis marchas. Além disso, o carro consegue ir de 0 a 100 km/h de 8,8 segundos e tem um consumo de 21 km/l.

O antigo Fiat Tipo

Lançado na Itália em 1988, o Fiat Tipo chegou ao Brasil em 1993 com uma lista de equipamentos moderna e um preço competitivo para o mercado, cerca de US$ 17 (cerca de R$ 86 mil). O veículo era vendido em apenas uma versão, a 1.6 i.e, equipada com um motor SEVEL 8v de 82 cv.

O carro fez sucesso e forçou os concorrentes a se movimentarem e trazerem para o mercado brasileiro alguns de seus modelos, como VW Golf e Chevrolet Astra. A Fiat então nacionalizou a produção do modelo e ampliou seu catálogo, adicionando as versões SLX e Sedicivalvole.

 

Foi logo em seguida, no entanto, que estouraram casos em que as unidades importadas das variantes 1.6 do carro começaram a apresentar pequenas explosões e pegar fogo, o que acabou por destruir a imagem do modelo. O Fiat Tipo começou a perder mercado e saiu de linha em 1996, dois anos após sua estreia, e deu lugar ao Fiat Bravo.

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