Fiat terá SUV acima do Fastback com base de Aircroos para incomodar a Spin

Novo SUV da Fiat aposta em proposta familiar para ampliar sua presença no mercado

Por
03.01.2026 às 10:30

Não é novidade que a Fiat está preparando diversos novos lançamentos para os próximos anos, já seguindo sua nova linguagem visual, que inclusive foi apresentada ao público brasileiro no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Todos aguardam por aqui o Fiat Grande Panda, chamado por muitos de sucessor do Argo ou até de um novo Uno. No entanto, a Fiat também planeja um SUV de porte maior, que pode acomodar até sete pessoas.

Até então, podemos chamar esse projeto, ou conceito, de Fiat Grizzly, que traduzido para a nossa língua significa “urso-pardo”, seguindo a linha de nomenclaturas que fazem referência a ursos.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Conhecido também como “Giga Panda”, o modelo será desenvolvido sobre a plataforma Smart Car, uma evolução da CMP, presente também no Citroën Aircross. Isso faz com que suas dimensões sejam semelhantes: cerca de 4,40 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,66 metro de altura e 2,68 metros de entre-eixos.

Divulgação/Fiat

Divulgação/Fiat

Vale lembrar que o Aircross é um SUV compacto vendido no Brasil com versão de 7 lugares. Nesse sentido, não é impossível de pensar em ter um representante da Fiat entre os compactos com sete assentos, ainda mais com a atuação do modelo da Citroën, ainda fora do esperado contra a Chevrolet Spin.

O porte é de Jeep Compass, mas, considerando sua capacidade de acomodar sete ocupantes, deve se tornar um forte concorrente da Chevrolet Spin, que, assim como o novo SUV europeu da Fiat, também carrega a proposta de ser um carro voltado para a família.

Divulgação/Chevrolet

Divulgação/Chevrolet

Debaixo do capô, é esperada a combinação de um motor 1.2 PureTech a gasolina, com 150 cavalos, associado a um motor elétrico e acoplado a um câmbio automático de seis marchas. A previsão de chegada ao mercado italiano é para o outono europeu, ou seja, em meados do segundo semestre de 2026.

Para o Brasil, tanto a motorização quanto a data de lançamento ainda não foram anunciadas. No entanto, considerando o plano da Fiat de lançar um novo modelo por ano até 2030, é possível esperar a chegada do Fiat Grizzly dentro desse intervalo.

A marca também prevê em seu cronograma o lançamento do sucessor do Argo, o Fiat Grande Panda, além da nova geração do Fastback e da Fiat Strada, todos já adotando a nova identidade visual da fabricante.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Pedro Rocha é formado em Jornalismo, na Anhembi Morumbi, em São Paulo. É um amante de carros e contribuiu com Mobiauto durante 2024.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade