Fastback elétrico chinês é flagrado e pode chegar ao Brasil pela Stellantis
Novo SUV cupê traz linhas ousadas a até maçaneta embutida
A Leapmotor será uma das marcas inéditas a desembarcar no Brasil este ano. A expectativa é que a nova marca chinesa, que vai operar no país debaixo do guarda-chuva da Stellantis, faça sua estreia com o SUV C10 e o compacto elétrico T03. Agora, na China, o SUV foi flagrado pela primeira vez o Leapmotor B01, um SUV cupê elétrico que tem chances de chegar também.
O flagra deste novo modelo foi publicado pelo CarNewsChina e mostra um SUV cupê elétrico que nos faz lembrar basicamente do Fiat Fastback. Mas antes de detalhar esse modelo, vale dizer que provavelmente ele deve compartilhar a mesma plataforma Leap 3.5 que o SUV B10 – e que destrinchamos neste artigo.
Você também pode se interessar por:
- Leapmotor C10: SUV elétrico que virá ao Brasil já roda em testes por aqui
- Leapmotor B10: como é o SUV elétrico com tamanho de Compass contra BYD
- Leapmotor T03: como é o elétrico vendido com preço de Fiat Pulse no Uruguai
- Novo Fiat Fastback Impetus Hybrid: o que você precisa saber antes de comprar
Podemos dizer isso porque tanto o Leapmotor B10 quanto o novo SUV cupê B01 se parecem um bocado. Basta reparar nos faróis bem estreitos na dianteira, que formam apenas uma régua com máscara negra, são idênticos e servem como uma assinatura em LED com função de DRL. Já o para-choque parece acomodar os faróis principais nos cantos, que puxam uma espécie de entrada de ar logo abaixo – o que garante o desenho mais esportivo.
O que difere mesmo o SUV cupê elétrico do convencional utilitário B10 é o recorte do capô mais convencional e que termina nos faróis. No B10, esse recorte é curvo e fica mais recuado. O que muda mesmo é da coluna B para trás no B01, região na qual o teto tem caimento mais acentuado, porém, a parte inferior das portas dividem os mesmos vincos.
Existe ainda uma terceira janela lateral para reduzir o excesso de lataria no perfil – algo que seria bem-vindo ao Fastback original para melhorar as proporções. Já as maçanetas ficam embutidas, o que reforçam o aspecto mais limpo desta parte do carro. O comprimento deverá ficar em cerca de 4,70 metros, pouco maior que os 4,10 m do SUV B10.
Fica a dúvida quanto a traseira do novo Leapmotor B01, mas é muito provável que as lanternas sejam interligadas por uma régua de LED – mesma receita do SUV B10. Na China, o modelo vem sendo tratado como um sedan, mas fica evidente que a proposta é de SUV cupê mesmo. Entre os equipamentos, podemos esperar itens como monitor de ponto cego, câmera com visão 360º e recursos de assistência ao motorista para condução semiautônoma.
Por possivelmente dividir a plataforma com o SUV B10, que será basicamente um concorrente para o BYD Yuan Plus no Brasil, o novo Fastback chinês elétrico deverá herdar a mesma motorização. Assim podemos contar com o propulsor de 160 Kw (218 cv) de potência, que soma uma bateria LFP de 56,2 kWh.
Quando desembarcar no Brasil, algo que está esperado para este ano, a Leapmotor será basicamente a Fiat dos elétricos. Isso porque ambas terão posicionamento parecido dentro do grupo Stellantis, com a nova Leapmotor sendo o ponto de partida de elétricos do grupo.
O SUV híbrido plug-in C10 já foi visto rodando em testes no Brasil, podendo ser um rival para brigar com o BYD Song Plus e GWM Haval H6, enquanto o compacto T03 deverá ser um rival de peso para o BYD Dolphin e GWM Ora 03. Já o SUV cupê B01 poderá se encaixar bem neste catálogo, já que o sucesso do Fastback dentro do grupo prova a demanda por SUVs cupês no mercado nacional, sobretudo pelo estilo esportivo.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp