Chevrolet Montana Premier: o que você deve saber antes de comprar

Picape intermediária da Chevrolet disputa com Fiat Toro e Renault Oroch a preferência do consumidor

Vinicius Moreira
Por
09.05.2024 às 21:57 • Atualizado em 29.05.2024

A Chevrolet Montana talvez seja o exemplo mais claro de que é preciso mais do que ser uma boa opção para alcançar o sucesso. Com uma boa lista de itens de série e capacidades, a Montana ainda tem um visual limpo e sem exageros. Então, o que falta para a picape atingir o topo?

A resposta não é tão simples quanto parece, pois o resultado da Chevrolet Montana em 2023 e deste ano não são de se jogar fora. Os emplacamentos da Montana (8.349 unidades), em 2024, ainda não chegam perto da Fiat Toro (14.115 unidades), mas garantem uma posição confortável na vice-liderança no segmento de picapes ou intermediárias.

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Por isso, a partir daqui vamos mostrar as competências da picape na sua versão Premier, testada pela Mobiauto.

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Chevrolet Montana Premier – Características

Motor: 1.2 turbo flex de três cilindros, que rende 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm de torque

Câmbio: automático de seis marchas

Dimensões: comprimento 4.717 mm, largura 1.798 mm, altura 1.659 mm, entre-eixos 2.800 mm

Revisões: R$ 448 (10.000 km); R$ 500 (20.000 km); R$ 700 (30.000 km); R$ 1.076 (40.000 km);

Preço: R$ 155.450

Pontos positivos

Acabamento interno: Mesmo sendo uma versão de topo, somente abaixo da RS (com alguns acabamentos de pegada esportiva), a Montana Premier tem grande parte do seu acabamento em plástico, é verdade. Mesmo assim, os encaixes das peças, visual e textura não transmitem um aspecto de simplicidade, e ainda oferecem um isolamento acústico bom para os ocupantes.

Consumo: o conjunto mecânico aliado ao motor turbo três cilindros da Montana oferece uma boa receita. A prova disso é que o Inmetro indicou um consumo de 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada (etanol) e 11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada (gasolina). Em nossos testes, a Montana chegou aos 12, 4 km/l de consumo urbano, sempre rodando com gasolina.

Potência: Uma rápida checagem de fichas técnicas vai denunciar que a Montana é a menos potente entre suas rivais. Por outro lado, a picape tem 1.310 kg e é a mais leve das suas concorrentes. O motor turbo flex não deixa faltar fôlego nas acelerações e retomadas, mas passa longe de esbanjar desempenho.

Suspensão: Pode ser no passageiro ou como motorista, a sensação é de que a Montana não parece uma picape. Isso porque o modelo oferece um nível agradável de conforto com a suspensão independente do tipo McPherson na frente e molas helicoidais progressivas na traseira. Esse conjunto faz com que a estrutura monobloco não transmita para os ocupantes o balanço característico das picapes.

Pontos Negativos

Capota marítima: A Montana oferece 10 pacotes de assessórios. A partir da opção intermediária Hi-tech, a picape vem com capota marítima rígida elétrica. A princípio, a solução oferece uma grande praticidade ao fechar ou abrir o compartimento.

Entretanto, durante o período dos nossos testes, não foram poucas as vezes que a capota não fechou totalmente ou precisou de mais do que alguns toques na chave para abrir. Além disso, é preciso ficar atento com o acúmulo de sujeira no trilho da capota, que pode dificultar ainda mais a movimentação do acessório.

Central multimídia: Aqui o problema não se refere à funcionalidade da central multimídia, que é muito responsiva por sinal e ainda tem pareamento com Apple Carplay e Android Auto sem fio. Trata-se da luminosidade da tela o empecilho, principalmente no período da noite, quando o carro fica mais escuro e fica impossível não notar o faço alto de luz. Não chega a ser um farol alto na direção contrária, mas incomoda.

Estribo lateral: Não é uma exclusividade da Montana, mas também está presente na picape. Basta abrir a porta e, ao descer do carro, a perna vai esbarrar no estribo. A depender do terreno.

Espaço interno: tudo bem que espaço dentro da cabine não é o forte de uma picape intermediária. No entanto, a Montana com seus 2,80 metros de entre-eixos fica bem abaixo dos 3 metros da Fiat Toro. Essa diferença de 20 cm se reflete diretamente no conforto dos passageiros da segunda fileira.

Reboque: Caso você esteja pensando em usar a Montana para rebocar algum objeto, esqueça. Enquanto as rivais possuem capacidade de reboque, a picape da Chevrolet não tem essa função.

Capacidade de carga: O uso de uma picape na sua essência é a capacidade de transpor obstáculos e de carga. Neste último, a Montana deixa a desejar com sua condição de levar 600 kg na caçamba. São 150 kg a menos que a Fiat Toro e 50 kg a menos que a Oroch.

O que você deve saber antes de comprar um

Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

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