Avaliação Kia Soul

O Kia Soul tem motor 1.6 flex e se apresenta em versão única

Mayara Sauer
Por
13.12.2019 às 12:00 • Atualizado em 08.01.2020

A Kia considera o Soul como um crossover, que é a mistura de carrocerias. No caso do Kia Soul, de SUV com hatch. O modelo se apresenta em versão única, a U 265, que custa R$79.990.

Design

Publicidade

De acordo com a Kia, o design do Kia Soul foi um elemento relevante para a história da marca. Tanto que recebeu prêmios de design da consultoria J.D. Power por seis anos consecutivos. Na frente, o modelo apresenta a grade no formato nariz de tigre, mas discreta, comparada aos demais modelos da marca. O para-choque é mais robusto, com desenho de colmeia. 

O crossover possui um aplique de plástico, pintado de cinza, embaixo do para-choque, remetendo a uma pegada desbravadora. A altura de vão livre em relação ao solo é de 15 centímetros. Essa medida se aproxima mais da média de altura de vão livre de hatches do que de SUV. Logo, a orientação é prudência ao passar por lombadas e valetas. O carro tem cara de SUV mas não está preparado para se aventurar fora de estrada. 

Os faróis são halógenos. As rodas são de liga leve, com aro de 18 polegadas. Não há opção para aro maior. O modelo vem equipado com rack no teto, mais um elemento comum aos utilitários esportivos, que é funcional. Recomenda-se carregar até 100 kg distribuídos transversalmente, segundo a assessoria de imprensa da Kia. As lanternas na traseira têm formato na vertical, que invade a lateral do carro.

Espaço 

O entre eixos do Kia Soul mede 2,57m, que para um compacto, está na média da categoria.  Se comparar com o entre eixos de outros SUVs compactos, tem, por exemplo, a mesma medida de entre eixos do Jeep Renegade. 

O espaço interno na parte de trás é generoso. Os passageiros que se sentam nas laterais do banco ficam bem acomodados, longe de encostar os joelhos no banco da frente e com boa folga da cabeça em relação ao teto. Como o assoalho traseiro é quase plano, melhor para o ocupante do meio, que vai ter mais espaço para a colocar as pernas. O problema é o encosto do banco central que tem um revestimento mais duro.

Sobre o espaço do porta-malas, segundo a Kia, a capacidade total é de 686 litros. Embaixo do assoalho do porta-malas tem uma bandeja com compartimentos, para guardar objetos menores.

Conforto e conectividade

Os bancos têm revestimento de couro, assim como nos bancos, no volante, na alavanca de câmbio e nas laterais das portas. O ajuste dos bancos dianteiros é manual. A central multimídia vem com tela de 8 polegadas, sensível ao toque, conectividade com Apple CarPlay, Android Auto e Bluetooth.  

No console central, vem entrada auxiliar, USB e controles de áudio e de chamadas no volante. O ar-condicionado é digital e de uma zona só. O painel de instrumentos é básico, todo analógico. No porta-objetos tem mais uma entrada USB. 

Desempenho

Para ligar o carro, usa-se a chave, que ainda é do tipo canivete, mas poderia já ter botão de partida como outros compactos do mercado. O motor é 1.6L Flex, de 16 Válvulas, que desenvolve potência máxima de 128 cavalos e torque máximo de 16,8 Kgfm. A transmissão é automática de 6 velocidades, com possibilidade de trocas manuais somente pela alavanca de câmbio. Um ponto de atenção é a ausência de aletas atrás do volante, comum já na maioria dos SUVs e já presente em muitos compactos.

O  Kia Soul vem com o sistema Drive Mode, com três opções de condução: Normal, Eco ou Sport. Normal, indicada para o dia a dia; Eco, para a economia combustível e Sport, que deixa a direção mais brava. Para alterar o modo de condução é só apertar o botão Mode do lado direito do volante.

De autonomia, com etanol faz 7,3 km/l na cidade e 8,0 km/l na estrada, e com etanol faz 10,2 km/l na cidade e 11,0 km/l na estrada. O modelo não é considerado econômico. A prova é que recebeu D do Inmetro na categoria de SUV compacto e C na classificação geral.

Segurança

Na parte de segurança, ficou devendo controle de estabilidade e tração. Por outro lado, vem com piloto automático, sensores de estacionamento e câmera de ré. No banco traseiro, possui apoio de cabeça para os três passageiros, cintos de três pontos e Isofix.

Confira ofertas do Kia Soul

 Talvez você também se interesse:

 6 carros de até 50 mil reais (hatch)

 Veja 4 SUVs 2019 de até 80 mil 

Confira 10 SUVs 2019 de até 100 mil 

 




Publicidade
Outras notícias
Publicidade