10 Novidades Land Rover Defender 2020

Após 72 anos Land Rover Defender ganha nova geração que deve chegar ao Brasil em 2020.

Camila Torres
Por
12.09.2019 às 18:24

Nas ruas do mundo desde 1947 e fazendo hora extra na 1º geração (72 anos), o Defender finalmente tem nova geração. A Land Rover deixou o jipe que por muito tempo foi rústico e sistemático para lá de sofisticado e tecnológico. O modelo foi apresentado terça-feira (10), no Salão de Frankfurt, na Alemanha e a marca já confirmou a chegada do modelo no Brasil para o segundo trimestre de 2020. 

O Defender manteve vários elementos no design que são característicos do modelo, como os faróis redondos, as lanternas traseiras quadradas, a tampa do porta-malas com abertura lateral e o estepe full-size externo. Mas não é só isso, a 2º geração do jipe também trouxe um ar de modernidade, melhor, a carroceria inteira. Cada traço foi refinado e apesar do modelo estar mais preparado do que nunca para encarar qualquer terreno, o visual tem muito de um jipe urbanizado.

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O modelo está disponível em dois tamanhos: a configuração de carroceria 90 de até 6 lugares e 110 com até 7 lugares. O jipe tem 6 versões: Defender, S, SE, HSE, First Edition e Defender X. Na Europa o mais novo lançamento da Land Rover tem quatro opções de motores, D200 de 200 cavalos e D400 de 240 cavalos ambos movido a diesel, P300 de 300 cavalos que tem como único combustível gasolina e o P400 MHEV 3.0  turbo twin-scrool juntamente a um sistema elétrico de 48V, que entrega a potência de 400 cavalos. Já no Brasil, o único motor que deve ser oferecido é o P300. 

Enquanto o jipe não desembarca em Terras Tupiniquins para você conferir pessoalmente, a Mobiauto separou 10 novidades do Land Rover Defender 2020 para te deixar por dentro do que a nova geração tem para oferecer.

1. Carroceria monobloco: A nova carroceria tem construção monobloco e é feita de alumínio, deixando o veículo mais leve e ainda três vezes mais rígido que uma carroceria sobre chassi convencional. O que torna o Defender o veículo mais resistente e robusto da marca, segundo afirmação da própria Land Rover.

2. Suspensão Independente: Graças a rigidez proporcionada pela nova carroceria monobloco foi possível aderir a suspensão helicoidal totalmente independente nas quatro rodas. A suspensão ainda conta com uma geometria surpreendente, apresentando um curso de até 195 mm.

3. Suspensão a ar eletrônica: Disponível como opcional para algumas versões, a suspensão a ar permite ajustar a altura livre do solo para 50 mm abaixo da altura padrão do Defender ou estender até 75 mm. Em condições off-road extremas é possível aumentar mais 70 mm, totalizando 145 mm de altura livre do solo. Os ângulos também . Os ângulos de ataque de 38º, de sobreposição de até 31º e saída de 40º foram projetados para que o jipe possa encarar qualquer terreno. 

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4. Motor híbrido: O defender agora é um jipe híbrido. O modelo oferece uma versão com o motor P400 MHEV 3.0 turbo twin-scrool que é combinado a um sistema elétrico de 48V, somando 400 cavalos e 56 kgfm de torque.

5. Adaptive Dynamics: oferecido juntamente com a suspensão a ar, o sistema Adptative Dynamics monitora os movimentos do veículo até 500 vezes por segundo e reage de forma que garanta o máximo de estabilidade. O sistema também é capaz de detectar as condições do terreno e ajusta automaticamente o amortecimento, de forma que deixe a direção mais confortável. 

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6. Terrain Response 2: O sistema está muito mais moderno, aumentando excepcionalmente a capacidade do carro de se adaptar aos mais variados terrenos, até mesmo os alagados. O Terrain Response em áreas alagadas levanta a suspensão a ar eletrônica do Defender, possibilitando que o veículo passe por alagamentos de até 900 mm de profundidade. O sistema também oferece ao motorista a opção de motorista de configurar os sistemas de motor, transmissão, diferencial central e chassi.

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7. All Terrain Progress Control (ATPC): este sistema pode ser utilizado em situações que exigem mais do carro e do motorista, como ao dirigir em terrenos com lama, grama molhada, gelo, neve e estradas de terra. A principal função é manter a velocidade constante do carro entre 1,8 km/h e 30 km/h, para que o motorista direcione a sua atenção a outros pontos da direção. O sistema é muito parecido com o controle cruzeiro, só que para terrenos extremos. 

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8. Vista do chão: Câmeras foram instaladas em áreas que seriam invisíveis para o motorista, como a dianteira inferior do veículo. Com isso, o motorista consegue ter uma visão privilegiada para manobrar e passar por obstáculos com mais segurança. O sistema de câmeras Surround 3D também foi usado na traseira, para que quando a visibilidade do retrovisor central for comprometida pelo porta-malas cheio demais, seja possível ter uma visão traseira através de feed de vídeo exibido no próprio retrovisor.

9. Piso de borracha: Finalmente a Land Rover investiu na opção certa de piso para um carro que está preparado para qualquer aventura. Quem já passou por algumas experiências off-road sabe como o carro fica externamente e internamente. Lama, terra, areia, entre outros são alguns dos elementos que ficam no carro depois de uma aventura, agora com o piso de borracha, a limpeza fica muito mais fácil, além da aparência de novo durar muito mais tempo. 

10. Configurações de 4, 5, 6 e 7 lugares: O Defender conta com versões com capacidade de 4, 5, 6 e 7 lugares. Sendo que a de 6 assentos, é uma referência a primeira linha do jipe, que tinha 3 bancos na primeira fileira e 3 na segunda. O modelo ainda conta com opções de console central convencional, com refrigerador ou removível para que os passageiros dianteiros possam ter acesso a cabine traseira. 

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Bônus: Compartimento secreto (agora não é mais tão secreto assim), o porta-malas e o piso da parte traseira escondem um compartimento embaixo do assoalho onde é possível guardar pequenos objetos. 

A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.

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