Carros anfíbios podem se tornar obrigatórios no Brasil; entenda

Projeto de Lei propõe a adoção de carros anfíbios, visto os desastres naturais enfrentados pelo Brasil

Por
22.09.2024 às 19:49 • Atualizado em 30.06.2025
Projeto de Lei propõe a adoção de carros anfíbios, visto os desastres naturais enfrentados pelo Brasil

Você sabe o que é um carro anfíbio? Caso não, agora talvez seja a hora de se informar, pois esses veículos podem vir a ser obrigatórios no Brasil. Pelo menos é isso que o Projeto de Lei (PL) 1824/2024, de autoria do deputado Clodoaldo Magalhães, quer tornar realidade.

 Você pode se interessar por: 

Publicidade

Mas que história é essa? Pode parecer algum tipo de piada, mas não é. O PL em questão foi apresentado no último sábado (14) estabelece que os fabricantes de veículos instalados no Brasil devem oferecer carros anfíbios em seus catálogos.

 

O Artigo 1 do texto diz o seguinte: “Fica estabelecida a obrigatoriedade de todas as montadoras e fabricantes de veículos instaladas no território brasileiro a incluírem em sua linha de produção a opção de carros anfíbios, destinados a operar tanto em terra quanto na água, visando atender às necessidades decorrentes de situações emergenciais, tais como enchentes e alagamentos”.

Em relação a como serão esses carros anfíbios em si, o PL não fornece nenhuma especificação. Seu Artigo 2 assegura apenas que esses veículos precisarão atender requisitos técnicos e específicos, os quais serão assegurados pelas autoridades competentes, para garantir a “funcionalidade e a segurança” dos passageiros.

 

A justificativa para a proposição do PL é “atender às necessidades emergenciais decorrentes de eventos climáticos extremos, como enchentes e alagamentos”. Segundo o texto, esses tipos de situação têm se tornado cada vez mais comuns no Brasil e destacou o desastre ocorrido no Rio Grande do Sul, no primeiro semestre do ano.

Os carros anfíbios se apresentam então como uma solução eficaz para a situação, ao permitir deslocamento tanto na água quanto em terra firme, assim como facilitam “operações de resgate, evacuação e assistência às vítimas”.

 

A Lei afirma que a obrigatoriedade desses veículos pode contribuir com a proteção à vida e do patrimônio da população brasileira, de modo a atuar de forma mais ágil e eficaz  “diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e eventos climáticos extremos”.

Caso os fabricantes não apresentem os carros anfíbios em seus catálogos, o Artigo 3 da Lei prevê as sanções cabíveis à legislação pertinente, como multas e outras penalidades.

 

O PL atualmente tramita em caráter conclusivo, ou seja, está em fases muito iniciais. Primeiro precisa ser analisado por comissões designadas, como da Indústria e do Comércio, para aí sim ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Por fim, a Lei proposta parece ser plausível, visto os desastres naturais que assolam cada vez mais o Brasil. Porém, é no mínimo curioso debater logo de cara a adoção de carros anfíbios, ao invés de simplesmente atentar-se e discutir as mudanças climáticas, diretamente responsáveis pelas calamidades naturais.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp



Contribuiu com Mobiauto como redator estagiário. Estudou jornalismo na Cásper Líbero.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade