BYD já vende mais que Ford e Caoa Chery juntas no Brasil

Relativamente jovem no mercado brasileiro, a BYD já vende (muito) mais que marcas consolidadas

Por
19.07.2024 às 07:44 • Atualizado em 30.06.2025

O tamanho da BYD dentro do segmento elétrico brasileiro é incontestável, vide a sua marca de emplacar sete a cada 10 elétricos vendidos por aqui. Porém, a marca chinesa se mostra grande para o mercado como um todo e já vende mais que Ford e Caoa Chery somadas.

 Você pode se interessar por: 

Publicidade

Os números podem espantar, mas são o reflexo da realidade. Nos primeiros seis meses de 2024 a BYD emplacou 32.463 unidades no território brasileiro. Enquanto isso, ambas as outras marcas, citadas, juntas totalizaram 31.558 veículos vendidos (3.590 para Ford e 27.968 para Chery).

 

Vale ressaltar que o volume foi atingido pela BYD muito por conta de três de seus produtos, Dolphin, Dolphin Mini e Song Plus. Principal figura da investida chinesa no Brasil feita no ano passado, o Dolphin já soma 9.608 unidades vendidas no ano[VM1] .

O Dolphin Mini foi lançado em fevereiro e já é dono do posto de elétrico mais vendido do país. Foram 9.050 unidades emplacadas, número que só não foi maior graças ao seu tempo de mercado.

Já o Song Plus não é um elétrico, como os dois já mencionados. O SUV híbrido foi o produto mais emplacado da marca chinesa por aqui no primeiro semestre, e atingiu o número de 10.038 vendas.

Além de ser apenas uma demonstração da força da BYD, a situação se deve também a outros fatores. Vale ressaltar que os números tratam apenas de veículo de passeio e não incluem utilitários.

O caso da Ford

Já faz mais de três anos que a Ford encerrou suas operações no Brasil e acabou com a produção de suas fábricas por aqui - inclusive a de Camaçari (BA), que será usada pela BYD.

Sem fabricação nacional, seus produtos chegam por aqui apenas por meio de importação, o que acaba por encarecer seu valor e afastar potenciais consumidores. Mas isso não é o principal, uma vez que a chinesa também ainda não possui produção local.

 

A norte-americana não possui nenhum veículo de passeio popular no mercado brasileiro e a maior parte de seu volume de vendas advém de veículos com maior valor agregado (Ranger, Maverick e Transit).

No segmento familiar, a Ford possui apenas o Territory, que graças ao seu valor acima dos R$ 200 mil não é popular. Sem um produto que possa inflar seu volume de vendas dentre os veículos de passeio, soma o volume semestral de 3.590 vendas.

O caso da Caoa Chery

Primeiro vale ressaltar que a diferença entre Chery e BYD não é grande e foi de 4.495 unidades no primeiro semestre. A produção dos carros da Chery já é nacionalizada e a diferença se deve mais a sua gama de rodutos.

Os Tiggo 5x e 7 praticam preços competitivos e fazem sucesso no mercado brasileiro, com números que se equiparam e em certos casos superam os carros da BYD. No entanto, são os únicos da marca com potencial grande de emplacamento.

 

A BYD conta com os já mencionados Dolphin, Dolphin Mini e Song Plus, além de ter lançado recentemente o Song Pro. Assim, a marca chinesa tem mais produtos protagonistas no mercado brasileiro.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Contribuiu com Mobiauto como redator estagiário. Estudou jornalismo na Cásper Líbero.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade