5 carros mais antigos do mundo

Veja quais criações foram responsáveis por revolucionar o universo automotivo

Por
17.07.2025 às 06:03 • Atualizado em 18.07.2025
Veja quais criações foram responsáveis por revolucionar o universo automotivo

Quando falamos sobre carros antigos é comum que venham imagens na cabeça de modelos das décadas de 1950 e 1940, por exemplo. Mas, na verdade, a história automotiva começou bem antes disso com projetos mais simplórios que foram essenciais para criação dos modelos que vemos nas ruas hoje.

A história dos automóveis começa lá atrás no século XVIII, com pequenas criações de engenheiros europeus que foram se complementado e, aos poucos, tomando forma. Até que no final do século seguinte, XIX, foi patenteado o primeiro carro da história.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

E vale ressaltar que os grandes protagonistas do pioneirismo automotivo foram: o francês Nicolas-Joseph Cugnot (1725-1804) e os alemães Gottlieb Daimler, Wilhem Maybach e Karl Benz.

Inclusive, você já deve ter ouvido falar pelo menos no sobrenome dos três últimos engenheiros. Eles foram responsáveis pela criação dos primeiros carros do mundo e da montadora Mercedes-Benz.

A marca de carros premium e de luxo preserva tão bem a memória de seus criadores, que é possível encontrar vários detalhes que remetem a sua história. Entre eles, e o mais óbvio, é a nomenclatura do segundo nome da marca com o sobrenome de um dos fundadores (Karl Benz).

Já o segundo nome teve origem no começo do século XX com um pedido inusitado de um empresário austríaco, que em negociação, disse que só iria comprar 36 veículos da marca se eles tivessem o nome da filha dele, Mercedes. Anos depois, em 1926 o nome “Mercedes-Benz” foi patenteado.

Além disso, a divisão mais luxuosa da marca é chamada de “Maybach”, em homenagem ao engenheiro Wilhem Maybach.

E para não deixar de lado o Gottlieb Daimler, até hoje é possível encontrar sua assinatura gravada nos vidros dianteiros de todos os carros da marca.

Agora que você já sabe um pouco da história automotiva, é hora de se aprofundar ainda mais e conhecer os cinco carros mais antigos da história.

5- Benz Velo (1894)

O Benz Velo, não foi apenas uma das criações de Karl Benz, como também foi um dos primeiros automóveis movidos a gasolina no mundo. O modelo parecia com o que conhecemos como carruagens, porém com ausência de carroceria externa e de cavalos de verdade para locomoção.

*Inclusive, o termo “cavalos de potência” foi criado no século XVIII por James Watt ao comparar a eficiência dos motores a vapor a força dos cavalos que era amplamente utilizados na época para o deslocamento.

O Benz Velo foi uma criação não experimental, destinada a venda, pensada para o público de classe média emergente europeu. O modelo equipado com motor humilde de pouco mais de um cavalo de potência, fez bastante sucesso na época e foi um dos responsáveis como iniciar o processo de popularização do automóvel.

4- De Dion Bouton Tricycle (1887)

Diferente do modelo anterior da lista, o De Dion Bouton Tricycle foi uma criação mais antiga e menos elaborada que o Benz Velo. Fabricado pela montadora francesa De Dion-Bouton, extinta em 1953, a invenção tinha um design inovador e tecnológico para a época. O que tornou o Tricycle, mesmo com apenas três rodas, um dos protagonistas na popularização dos automóveis na Europa.

E há quem diga que esse triciclo foi o propulsor da tendência de carros compactos e econômicos.

3- Benz Patent-Motorwagen (1886)

O Benz Patent-Motorwagen com certeza é um dos carros mais importantes da história. Ele foi patenteado pelo seu criador, Karl Benz, em 1886 como o primeiro automóvel do mundo. Embora outros engenheiros já tivessem criado invenções semelhantes antes de Benz, o Benz Patent-Motorwagen foi o primeiro a ser legalmente patenteado, por isso o título de primeiro carro do mundo.

O modelo foi revolucionário e essencial para criações posteriores. E não é para menos, ele foi primeiro veículo movido a combustão interna da história. Seu motor a gasolina rendia até 0,75 cavalos de potência e era capaz de alcançar até 16 km/h de velocidade máxima.

*Inclusive uma curiosidade sobre esse carro, é que ele também foi cenário de outro marco na história dos carros. Dois anos após a sua criação, já com melhorias acrescentadas, a esposa de Karl Benza, Bertha Benz, se tornou a primeira pessoa no mundo a percorrer um trajeto de longa distância com um automóvel.

2- Daimler Motor Carriage (1886)

Bem próximo a criação de Benz, os engenheiros Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach criaram, também, o primeiro veículo de quatro rodas movido a gasolina, o Daimler Motor Carriage.
O modelo era bem semelhante a criação de Benz, porém com diferenças na carroceria e propulsor. Nesse caso, a invenção alemã era equipada com motor de 1,1 cavalos de potência, mas entregava a mesma velocidade a criação anterior, 16 km/h.

*Com as duas invenções coincidindo datas e, consequentemente, o mesmo momento histórico, posteriormente a união Daimler-Benz aconteceu e uma das maiores fabricantes de carros do mundo surgiu, a Mercedes-Benz.

1- Fardier de Cugnot (1770)

Bem mais antigo que todas as outras criações, essa invenção é a verdadeira mãe dos carros. Produzida pelo engenheiro francês Nicolas-Joseph Cugnut, o Fardier de Cugnot é considerado o primeiro veículo autopropulsado a vapor da história, mesmo com apenas três rodas. Seu propulsor era movido a vapor e capaz de alcançar até 4 km/h de velocidade máxima.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Publicidade
Outras notícias
Publicidade