Exclusivo: VW Tarok será nome da A0 picape e ela terá detalhe inovador

Fabricante promete processo de montagem mais eficiente para o projeto VW247, que será fabricado em São José dos Pinhais (PR)
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17.11.2023 às 22:00 • Atualizado em 12.11.2024
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Fabricante promete processo de montagem mais eficiente para o projeto VW247, que será fabricado em São José dos Pinhais (PR)

Volkswagen Tarok. Ao que tudo indica, o nome usado pelo conceito apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 será aproveitado para designar a versão de produção da futura picape compacta-média que a fabricante alemã produzirá em São José dos Pinhais (PR). O lançamento está previsto para o começo de 2026.

Apesar de receber diversos apelidos, como o nome de projeto Udara, o código de projeto VW247 e a nomenclatura A0 picape, em menção à plataforma MQB A0, a futura picape da VW rival de Chevrolet Montana e Fiat Toro deve mesmo se chamar Tarok. Pelo menos é dessa forma que a própria marca se refere a ela.

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Nossa reportagem soube que, em recente convenção com executivos da rede de concessionárias, diretores da VW se referiram ao modelo o tempo todo como Tarok. Mais do que isso, exibiram várias imagens da Tarok Concept de 2018, dando a entender que o visual da picape será fortemente inspirado no protótipo de cinco anos atrás.

Essa informação pode parecer frugal, quase um truísmo, mas não é. Porque, conforme explicamos neste artigo, quando revelamos a existência do projeto em primeira mão, em julho deste ano, a VW247 ou A0 picape é um projeto muito diferente do que a Tarok seria originalmente. Sua concepção foi substancialmente simplificada.

Em vez da plataforma MQB A do Taos, com direito a compartilhar a cabine com o SUV compacto-médio argentino, a Tarok de produção terá base MQB A0 e dividirá monobloco com o T-Cross, um SUV compacto. Isso significa que suas dimensões serão muito mais próximas às da Montana e às da Renault Oroch do que às da Toro.

A suspensão traseira independente, com possibilidade de receber um diferencial e portar tração 4x4, também foi substituída por uma mais barata, do tipo eixo de torção. Assim, a Tarok da vida real será menor e sempre dotada de tração 4x2 dianteira.

Ao que tudo indica, a VW Tarok de produção nascerá apenas com motor turbo flex, deixando a motorização híbrida para uma segunda fase do projeto. O motor 1.5 TSI Evo2 flex, de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, é forte candidato a equipá-la, com câmbio automático de seis marchas fornecido pela Aisin.

Montagem modular

A mais recente apuração da Mobiauto aponta que a Volkswagen pretende adotar uma inovadora concepção de montagem da Tarok, VW247, Udara ou A0 picape: todo o balanço dianteiro ou front end será montado à parte, de maneira modular, podendo vir de uma linha secundária da mesma fábrica ou pronta de um fornecedor terceiro.

O front end agrupa vários componentes que constituem a dianteira de um veículo, como a alma do para-choque, a estrutura básica que liga as duas longarinas, todo o conjunto de radiador e eletroventilador, mangueiras de água e de ar-condicionado, suporte de faróis e para-choque, intercooler (em caso de motor turbo) e até a travessa crash box.

Após ser formado como um módulo, o frontend da Tarok será fixado à carroceria do carro por meio de oito parafusos, já preparado para encaixe rápido de faróis, para-choque, ligações elétricas e mangueiras do radiador. Em questão de minutos, toda a dianteira do veículo estará montada. Veja mais no vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:

Projeção: Kleber Silva/@KdesignAG

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