VW usa ajuda da Ford para criar nova Kombi para a Europa
A Autolatina - joint venture formada por Ford e Volkswagen para desenvolver carros baseados em plataformas e tecnologias compartilhadas entre as duas marcas na América do Sul - foi responsável pela criação de modelos que fizeram relativo sucesso (como o Ford Escort com motor AP e Volkswagen Santana reestilizado) e outros que não deixaram saudades (VW Apollo e Pointer, por exemplo).
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Apesar de a parceria ter sido encerrada na metade dos anos 1990, ambas as marcas mantiveram o bom relacionamento, ao menos na Europa. Prova disso é que as novas gerações da Volkswagen Amarok e da van Transporter vendidas no mercado europeu são baseadas nas Ford Ranger e Transit, respectivamente.
A nova Volkswagen Transporter, sucessora da Kombi no Velho Continente, será produzida na mesma fábrica da Ford Transit, na Turquia. A van estreará no mercado europeu em 2025, porém, rumores da imprensa estrangeira afirmam que o modelo será essencialmente dedicado ao uso comercial, diferentemente da tecnológica ID.Buzz, movida somente a eletricidade.
Visualmente, a nova Volkswagen Transporter terá faróis interligados por uma barra de LED que atravessa a dianteira horizontalmente. O mesmo efeito será aplicado nas lanternas traseiras, que também serão de LED.
O interior terá um painel digital de 12 polegadas e uma central multimídia sensível ao toque de 13”, controlada pelo volante multifuncional com seletor de marchas.
A nova Transporter será oferecida em diferentes configurações: passageiro, furgão e combinada. A van terá ainda versões com teto elevado e entre-eixos alongado.
As motorizações movidas apenas a diesel terão diferentes níveis de potência (110 cv, 150 cv e 170 cv.), enquanto a variante híbrida plug-in terá 232 cv. Nas versões elétricas, a bateria de 64 kWh fornecerá a energia para os motores, que e 136 cv, 218 cv ou 286 cv, dependendo da configuração.
Jornalista Automotivo