Vendas de SUVs batem recorde de participação e se aproximam de 50%
O leitor que acompanha o mercado de veículos 0 km sabe que as vendas de SUVs não param de crescer. Não é mais novidade que as marcas investem cada vez mais nesse tipo de veículo, vitimando carros de segmentos como os hatches médios, praticamente inexistentes agora, e sedans médios, com vários modelos saindo de linha nos últimos anos.
No entanto, o segmento de SUVs nunca esteve tão próximo de ter mais de 50% do mercado de carros novos. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), esse tipo de veículo representou 49,65% das vendas de 0 km em maio deste ano.
Você também pode se interessar por:
- Os 30 carros mais vendidos do mês de maio em 2024
- Toyota Corolla Cross dispara em vendas e VW T-Cross mantém liderança
- Chevrolet Tracker e Hyundai Creta crescem em abril; veja os SUVs mais vendidos
- VW T-Cross lidera e Nissan Kicks surpreende; veja os SUVs mais vendidos
Houve crescimento no percentual em relação a abril desse ano, quando os SUVs significaram 46,14%. Apesar disso, o número bruto de vendas de SUVs caiu em maio no comparativo com maio, uma vez que no mês passado foram 75.284 contra 71.514 do quinto mês do ano.
No acumulado do ano, o crescimento das vendas de SUVs é bem expressivo. Até maio de 2023 foram 281.277 emplacamentos, enquanto no mesmo período de 2024 já são 326.471. Portanto, até o momento são 16% de crescimento.
O líder de vendas ainda é o Volkswagen T-Cross, que foi recentemente reestilizado. O Volkswagen tem 25.583 vendas em 2024, mas é seguido de perto pelo Hyundai Creta que tem 24.673 vendas. O pódio fica completo com o Chevrolet Tracker com 20.507 vendas.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.