Vendas de SUVs batem recorde de participação e se aproximam de 50%

SUVs são os carros preferidos do consumidor brasileiro, enquanto sedans e hatches morrem aos poucos
Renan Rodrigues
Por
10.06.2024 às 13:10 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
SUVs são os carros preferidos do consumidor brasileiro, enquanto sedans e hatches morrem aos poucos

O leitor que acompanha o mercado de veículos 0 km sabe que as vendas de SUVs não param de crescer. Não é mais novidade que as marcas investem cada vez mais nesse tipo de veículo, vitimando carros de segmentos como os hatches médios, praticamente inexistentes agora, e sedans médios, com vários modelos saindo de linha nos últimos anos.

No entanto, o segmento de SUVs nunca esteve tão próximo de ter mais de 50% do mercado de carros novos. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), esse tipo de veículo representou 49,65% das vendas de 0 km em maio deste ano.

Você também pode se interessar por:

Houve crescimento no percentual em relação a abril desse ano, quando os SUVs significaram 46,14%. Apesar disso, o número bruto de vendas de SUVs caiu em maio no comparativo com maio, uma vez que no mês passado foram 75.284 contra 71.514 do quinto mês do ano.

No acumulado do ano, o crescimento das vendas de SUVs é bem expressivo. Até maio de 2023 foram 281.277 emplacamentos, enquanto no mesmo período de 2024 já são 326.471. Portanto, até o momento são 16% de crescimento.

O líder de vendas ainda é o Volkswagen T-Cross, que foi recentemente reestilizado. O Volkswagen tem 25.583 vendas em 2024, mas é seguido de perto pelo Hyundai Creta que tem 24.673 vendas. O pódio fica completo com o Chevrolet Tracker com 20.507 vendas.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários