Caoa Chery Tiggo 7 será híbrido plug-in no Brasil; o que já sabemos sobre ele

SUV será feito na fábrica da Caoa em Anápolis (GO) no ano que vem
Diego Dias
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13.09.2024 às 16:12 • Atualizado em 27.11.2024
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SUV será feito na fábrica da Caoa em Anápolis (GO) no ano que vem

Flagrado no Brasil em maio, o novo Caoa Chery Tiggo 7 híbrido plug-in será o próximo grande lançamento da marca sino-brasileiro no Brasil. Como revelamos durante a chegada do novo Tiggo 8 Pro no final de agosto, o novo Tiggo 7 híbrido plug-in também será feito no Brasil, algo já previsto para o primeiro semestre de 2025.

Com isso o novo Caoa Chery Tiggo 7 PHEV não só será vendido no mercado nacional, como também será montado na fábrica da Caoa em Anápolis (GO). Todo esse movimento é calculado, pois com essa estratégia o novo modelo com motorização híbrida plug-in nacionalizado não é só o primeiro da Caoa Chery produzido no Brasil, como também terá a vantagem de não pagar as taxas de importação.

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Como é o novo Caoa Chery Tiggo 7 PHEV?

O visual do novo Caoa Chery Tiggo 7 PHEV é algo ainda que não podemos cravar, mas caso a marca sino-brasileira resolva vendê-lo igual ao modelo que tem na China, podemos dizer que trata basicamente do mesmo que temos no Brasil, com ligeiras diferenças.

Como publicamos em maio em um flagra do SUV, ele foi fotografado sendo transportado em um guincho. À primeira vista parecia mais um Tiggo 7 em meio ao trânsito (o utilitário cresceu em volume de vendas e emplacou mais que o Jeep Compass em agosto), mas bastava um olhar mais atento para notar algumas particularidades.

A famosa grade hexagonal da Caoa Chery estava ali com suas linhas no estilo colmeia, mas repare na parte debaixo da grade: enquanto o modelo chinês traz linhas na diagonal e faróis estreitos na horizontal, por aqui o mesmo conjunto óptico fica posicionado na vertical. É um pequeno facelift, é verdade, mas resta saber se a marca o trará para o Brasil quando ele sair da linha de montagem.

Já a traseira mantém o estilo já conhecido, caracterizado pelas lanternas ligadas por uma régua em LED na tampa do porta-malas e a dupla saída de escape falsa no para-choque. Além da motorização que já vamos falar adiante, uma das maiores novidades é chegada de uma tela de 24,6 polegadas na cabine (na verdade são dois displays de 12,3 cada), que integra tanto o painel de instrumentos digital quanto a central multimídia. A marca afirma ainda no exterior que níveis de ruído interno também foram reduzidos, enquanto o sistema ADAS recebeu três novos sensores.

O novo motor híbrido

A maior dúvida sobre o novo Tiggo 7 PHEV que será produzido no Brasil a partir do ano que vem está acerca de sua motorização. Ainda não temos nada confirmado, mas é capaz que a Caoa Chery opte pelo mesmo conjunto híbrido plug-in do Tiggo 8, que hoje tem boa representatividade nas vendas da marca.

Caso isso seja confirmado, podemos ter o mesmo motor 1.5 turbo a gasolina com 147 cv e 22,4 kgfm de torque que trabalha unido a outros dois motores elétricos que entregam 170 cv e 34,2 kgfm. A potência combinada chama a atenção, pois estamos falando de um propulsor de 317 cv e 56,6 kgfm. A transmissão é a conhecida DHT dotada de tem três marchas mecânicas e 11 posições simuladas.

Porém, o mais interessante é o consumo prometido. Segundo a marca no exterior, o novo Tiggo PHEV é capaz de fazer até 25 km/l. A bateria utilizada provavelmente deve ser a mesma oferecida na China com 19,27 kWh de capacidade, onde o SUV tem autonomia elétrica declarada 100 km, alcance que deve ser reduzido ao menos para metade no ciclo de testes do Inmetro.

Atualmente a Caoa Chery vende três versões do Tiggo 7: Sport, Pro Max Drive e Hybrid Pro Max Drive, com preço de R$ 139.990, R$ 169.990 e R$ 174.990, respectivamente. São valores de tabela que por si só são competitivos, algo que a marca tem por hábito fazer principalmente em lançamentos – vide o recém-lançado e novo Tiggo 8 Pro.

A questão é que o novo Caoa Chery Tiggo 7 PHEV abre a oportunidade para ser o primeiro eletrificado do tipo plug-in da marca produzido no Brasil e, talvez, o híbrido plug-in mais barato do país. Seu preço facilmente poderia ser de R$ 200.000 a R$ 210.000, dado o valor competitivo que a marca costuma precificar seus carros no país, algo que certamente incomodaria outros chineses como BYD Song Plus e Haval H6 PHEV19, que hoje custam R$ 239.800 e R$ 239.000, respectivamente.

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