Ram Rampage Big Horn estreia no Uruguai antes do Brasil
Flagrada em julho do ano passado no Brasil, a nova Ram Rampage Big Horn acabou se atrasando para o mercado nacional, tanto que acabou não dando as caras em 2023 - como era previsto inicialmente. A boa notícia é que a versão de entrada da picape foi lançada no Uruguai, o que nos leva a crer que sua estreia no Brasil também não deverá demorar muito.
Como já previsto, a Ram Rampage Big Horn conta com um estilo mais simples justamente por ser a versão de entrada da picape monobloco. Vale lembrar que, enquanto no Brasil a Rampage é vendida nas versões Rebel, Laramie e R/T, no Uruguai ela será comercializada nas variantes Bighorn, Laramie e R/T, segundo informações do Autoblog Uruguay.
Você também pode se interessar por:
- Avaliação: Ram Rampage 2.0 turbo em 10 qualidades incríveis e 8 vacilos
- Ram Rampage 2024: o que ela tem de Toro e Jeep e o que é só dela
- Ford Maverick 2023: o que ela ensina à Ram Rampage em teste de 1.500 km
- Novo VW Golf GTI vaza com a volta de botões físicos e ChatGPT integrado
Como é o visual da Rampage Big Horn
Posicionada como versão de base da Rampage, a variante Big Horn abre mão de uma parte dos cromados característicos da versão seguinte, a Laramie. Assim os elementos horizontais que preenchem a grade frontal são em plástico preto, trazendo o cromado somente na moldura da grade e no logotipo Ram na porção central. O acabamento cromado aparece ainda nas molduras das janelas e também nos logotipos da carroceria.
A má notícia é que a marca do carneiro divulgou somente uma imagem da Rampage Big Horn, mostrando basicamente a dianteira e parte da lateral. Além dos detalhes que descrevemos, as rodas dessa configuração mais simples da caminhonete são menores, contando com desenho raiado e um aro de 17 polegadas, com pneus 235/65 em pneus tipo All terrain – mesma medida da Rebel disponível no Brasil.
No flagra que publicamos em julho deu para conferir ainda que a picape contará com faróis full-LED, enquanto na traseira manterá a câmera de ré. O para-choque terá acabamento preto, segundo a lista de equipamentos, mas nada impede algum acabamento cromado no modelo nacional. Como adiantamos também ano passado, essa variante mais simples perdeu os itens de assistência, como o piloto automático adaptativo, frenagem de emergência e alerta de saída de faixa.
Embora ainda não tenhamos fotos internas da Rampage Big Horn, podemos esperar o acabamento um pouco mais simples em relação as demais versões, sem suede ou itens como carregador por indução, por exemplo. No caso da versão uruguaia, os bancos de couro permanecem, ficando a dúvida se manterá o mesmo padrão quando for lançada no Brasil. O painel de instrumentos digital de 10 polegadas e o multimídia de 12,3 polegadas, com conexão de Android Auto e Apple CarPlay sem fio, estão confirmados.
Motorização Rampage Big Horn
Ainda de acordo com o site uruguaio, a Rampage Big Horn será comercializada no Uruguai somente com o motor 2.0 turbo diesel Multijet de 170 cv de potência e 38,8 kgfm de torque. Esse conjunto que bebe somente diesel equipa também a variante intermediária Laramie, enquanto o motor 2.0 turbo a gasolina de 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque está disponível por lá somente na topo de linha R/T.
Independentemente da versão, todas vêm equipadas com a transmissão automática de nove marchas, que trabalha com a tração 4x4 integral que opera a primeira marcha como uma espécie de reduzida.
Equipamentos Rampage Big Horn
Entre os principais equipamentos, a Rampage Big Horn conta com seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina), controles de estabilidade e tração, controle de estabilidade de trailer, sistema de mitigação de capotamento, monitor de pressão dos pneus, ar-condicionado de duas zonas, painel de instrumentos digital com tela de 10,3 e multimídia com display de 12,3” compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
Ram Rampage Big Horn – Itens de série:
- Retrovisores com aquecimento e rebatíveis
- Faróis e lanternas de LED
- Faróis de neblina em LED (com função de curva)
- Chave presencial para acesso e partida
- Partida por botão
- Alerta de velocidade
- Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
- Câmera de ré
- Freio de estacionamento eletrônico com função "Auto Hold"
- Piloto automático,
- Sistema Start&Stop,
- Central multimídia UConnect com tela de 12,3 polegadas Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Retrovisor interno fotocrômico
- Carregador sem fio para smartphones
- Partida remota
- Assistente de estacionamento
- Estofamento em couro preto
- Painel de instrumentos digital com tela de 10,3 polegadas
- Tampa da caçamba com abertura elétrica
- Sensor de chuva
- Faróis com acendimento automático
- Para-choque traseiro na cor preta
- Rodas de liga leve de 17 polegadas no All Terrain pneus no tamanho 235/65 R17
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.