Ram Rampage 2024: o que ela tem de Toro e Jeep e o que é só dela

Inédita picape da marca do carneiro traz muitos pontos em comuns com a irmã geralista, mas tem lá suas exclusividades
Diego Dias
Por
21.06.2023 às 21:58 • Atualizado em 12.11.2024
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Inédita picape da marca do carneiro traz muitos pontos em comuns com a irmã geralista, mas tem lá suas exclusividades

Principal lançamento do grupo Stellantis no Brasil, a nova Ram Rampage é a primeira picape da marca americana feita no país. A caminhonete sai da fábrica de Goiana (PE) de onde também são feitos os Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Fiat Toro – essa última praticamente sua “irmã”.

Tanto a Ram Rampage quanto a Fiat Toro usam a plataforma Small Wide. Com isso, claro, elas compartilham uma série de componentes, mas também contam com suas próprias características. Ambas são picapes com base monobloco, ou seja, em veículos de passeio, mas só a nova Rampage deverá incomodar de certa forma o segmento de picapes médias feitas sobre chassi.

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Dito isso, agora chegou a hora de apontar o que a nova Ram Rampage herdou da Fiat Toro e até mesmo dos Jeep, e o que ela traz de exclusividade em relação aos outros produtos de mesma plataforma.

O que a Rampage traz da Fiat Toro:

Plataforma

Como adiantamos no parágrafo anterior, a inédita Ram Rampage é feita com base na famosa plataforma Small Wide que serve à própria Fiat Toro. Embora a nova picape da marca do carneiro traga reforços estruturais e mais uso de aços de alta resistência, fica evidente que o porte é o mesmo, sem contar que traz o mesmo sistema de suspensão da Toro, com McPherson na dianteira e multilink na traseira.

Dimensões Rampage: 5.028 mm de comprimento, 2.994 mm de entre-eixos, 1.886 mm de largura, 1.760 mm de altura, 55 litros de tanque de combustível; capacidade de carga, 750 kg; volume da caçamba, 980 litros; capacidade de reboque, 400 kg; peso em ordem de marcha, 1.917 kg

Motor diesel 2.0 Multijet

Debaixo do capô mais um ponto em comum com a Toro: o motor turbo diesel 2.0 Multijet. A diferença é que, enquanto a picape da Fiat tem 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, a menor picape da Ram entrega a mesma potência, mas com mais torque: são 38,8 kgfm, ou 3,1 kgfm a mais. Essa é a mesma calibração do motor 2.0 Multijet usado no Jeep Commander. Além disso, na Rampage o motor turbodiesel é oferecido nas configurações mais básicas, enquanto na Toro o propulsor serve as variantes topo de linha.

Câmbio AT9 ZF

A transmissão automática de nove marchas também foi herdado da Fiat Toro, com a diferença que a Ram Rampage faz uso dessa caixa com duas motorizações: 2.0 Multijet a disel e o 2.0 Hurricane a gasolina. A tração 4x4 também veio da irmã generalista, que usa a primeira marcha como reduzida.

Portas

Reparou nas portas da novíssima Ram Rampage? Esse é o ponto de parentesco mais inegável com a Fiat Toro, já que tanto o formato quanto o tamanho são idênticos. Obviamente, as poucas diferenças ficam para os vincos e o desenho da janela traseira, que não é curvo como na caminhonete da Fiat.

Quase todos os botões

Dentro da cabine da Rampage há muitos botões e boa parte deles vieram da Toro. O botão redondo para ligar os faróis é o mesmo da picape da Fiat, assim como os comandos nas portas para os vidros elétricos, para o ajuste do retrovisor, das travas das portas e do botão que bloqueia o uso dos vidros traseiros.

Só a Ram Rampage tem:

Motor 2.0 turbo Hurricane 4

O responsável por conceder o título de picape mais potente fabricada no Brasil (e o de mais rápida) é o motor 2.0 Hurricane 4, um propulsor turbo a gasolina que entrega bons 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. Números de fábrica apontam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos para a versão R/T e 7,1s para as demais configurações.

Central Multimídia

A central multimídia da nova picape monobloco da Ram é a maior tela da Stellantis entre os carros nacionais, sendo bem maior que do Commander e que da Toro (que tem tela vertical). O display tem 12,3 polegadas e traz desenho flutuante, assim também conta com um design mais autoral.

Console central

O console central é um dos pontos mais diferentes da nova Ram Rampage. Ele conta com o chamado estilo double deck, ou seja, com construção em dois níveis. As entradas USB ficam na porção debaixo, enquanto o carregador por indução Ram Charger fica logo acima. O estilo “diferentão” é arrematado pelo seletor giratório do câmbio.

Tampa da caçamba

Quando a Toro foi lançada no Brasil em 2016, a tampa da sua caçamba ficou famosa por ter abertura lateral, destoando do que geralmente costumamos ver em picapes. A Ram Rampage, por sua vez, mantém a tradição da marca do carneiro com seu estilo mais parrudo e, consequentemente, a fabricante não quis arriscar e colocou uma tampa da caçamba com abertura convencional. Ela tem até sistema de amortecimento para suavizar a descida durante sua abertura.

Alerta de ponto cego

Somente a Ram Rampage conta com um equipamento que deveria ser obrigatório em todas as picapes: o alerta de ponto cego. Indisponível na Toro, o alerta de ponto cego na Rampage fica localizado no canto dos retrovisores da picape.

Também com inspirações em Jeep

Nem só de Fiat Toro que a nova Ram Rampage traz suas inspirações. Isso porque a nova caminhonete conta com alguns toques dos SUVs da Jeep.

Por exemplo, ao abrir a porta nota-se o design do painel quase idêntico ao do Commander, mas se diferenciando por conta da central multimídia com tela flutuante, sem contar também o acabamento ainda mais elaborado.

O painel de instrumentos configurável com tela de 10,3 polegadas veio direto da dupla Compass e Commander, mas com nítida evolução em relação aos Jeep, ostentando uma tela visualmente com maior definição e também com informações mais claras de se ver. Os comandos de climatização também são iguais aos carros da Jeep.

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