Porque poeira do freio dos carros pode ser mais danosa que poluição do diesel

Substância expelida durante o processo de frenagem pode gerar mais problemas que os gases poluentes
Por
18.02.2025 às 22:21 • Atualizado em 23.04.2025
Compartilhe:
Substância expelida durante o processo de frenagem pode gerar mais problemas que os gases poluentes

Quando se fala em emissão de gases poluentes, os primeiros vilões são os carros movidos a diesel. Porém, pesquisadores da Universidade de Southampton, Reino Unido, descobriram que emissões tóxicas de pastilhas de freio – utilizadas por veículos e combustão e elétricos - podem ser mais prejudiciais à saúde do que escapamentos de veículos a diesel.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Além disso, a pesquisa indicou que o caminho para os carros híbridos e elétricos nesse aspecto não é tão vantajoso.

Você também pode se interessar por:

"Esta pesquisa tem implicações importantes para a saúde e a política futura porque, à medida que mudamos de carros movidos a diesel e gasolina para veículos elétricos, as emissões de partículas não escapadas permanecerão. As emissões não escapadas podem aumentar com o tempo devido aos veículos elétricos serem mais pesados do que os veículos com motor de combustão e criarem maior atrito." explica o supervisor do projeto, professor Matthew Loxham.

Os EVs são mais pesados, então, mesmo que dependam de frenagem regenerativa e utilizem menos os freios de fricção tradicionais, quando acionam o freio emitem mais poeira por parada.

O estudo publicado na revista Particle and Fibre Toxicology analisou os efeitos do material particulado (MP) – mistura de partículas de carbono com outros compostos orgânicos – emitidos de quatro tipos de pastilhas de freio diferentes – cerâmica metálica baixa, semimetálica, orgânica não amianto-amarela e híbrida.

Foi descoberto que as pastilhas mais tóxicas são as que não contém amianto e as que possuem almofada de cerâmica. Ambas possuem altas concentrações de cobre, que está ligado a doenças pulmonares como câncer e asma, e são bastante inflamatórias, porém são mais baratas, silenciosas e possuem uma baixa taxa de desgaste, o que faz com que sejam as comuns de mercados como dos Estados Unidos.

Vale lembrar que as emissões de freio são regulamentadas apenas nos estados americanos da Califórnia e Washington e a Europa, que pretende até 2026 limitar as emissões de poeira de freio por meio do Euro 7, uma espécie de Proconve europeu. 

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Compartilhe este artigo: